Anuncio

Ecoponto do Light Recicla é inaugurado pela AVSI Brasil no Rio de Janeiro

O evento também teve participação das crianças da Associação Semente da Vida

Cerca de 60 pessoas estiveram presentes na inauguração do Ecoponto do Light Recicla, no mercado Makro da Barra da Tijuca (RJ). Gerenciado pela AVSI Brasil, o projeto Light Recicla é voltado para clientes da Light e tem como objetivo promover inclusão social e proteção ambiental a partir da troca de resíduos recicláveis por desconto na conta de energia elétrica.

O evento foi organizado com o objetivo de apresentar o novo Ecoponto para a população e demonstrar a expansão do projeto Light Recicla sob o gerenciamento da AVSI. Com o novo ponto de coleta, há expectativa de acréscimo de 10 toneladas mensais no quantitativo de resíduos arrecadados, além do fortalecimento da importância da sustentabilidade, através da reciclagem, para a comunidade.

O gerente do projeto, Bruno Batista, descreve a parceria como oportunidade de fortalecer o desenvolvimento sustentável.  “Parcerias que viabilizam ecopontos, como o do Makro, nos permitem aplicar na prática o conceito da sustentabilidade, considerando seus três pilares: Fomentamos a geração de renda, promovemos a reciclagem dos resíduos e apoiamos projetos e instituições sociais”.

A inauguração também contou com a apresentação de crianças da Associação Semente da Vida, instituição social beneficiada pela AVSI Brasil no bairro Cidade de Deus. Os pequenos apresentaram uma Orquestra do Batuque, conduzida pelo educador Paulo Negueba e com coreografia idealizada pelo educador Lucio Santos. A coordenadora executiva e educadora popular da AVSI Mirian Andrade destacou a importância das crianças exercitarem seu protagonismo cultural e, também aprender de perto sobre a sustentabilidade.

O Projeto

O Light Recicla, criado em 2011 por meio do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), já concedeu mais de R$ 1 milhão em descontos nas contas de energia dos clientes e instituições sociais participantes, até dezembro de 2018. O projeto contempla os pilares da sustentabilidade (social, ambiental e econômico), ajuda a sociedade a tratar seus resíduos e evita que toneladas de lixo sejam descartadas diretamente no meio ambiente, possibilitando ainda a redução do valor da conta através dos descontos. Desde o início, já foram coletadas mais de 10 mil toneladas de resíduo reciclável e quase 60 mil litros de óleo de cozinha usados que seriam descartados sem tratamento adequado.