No último dia 24, as equipes móveis contratadas para fortalecer o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do bairro Nova Cidade, realizaram uma visita itinerante no Bairro Jardim das Copaíbas, em Boa Vista (RR), para levar informações sobre o acesso a serviços, bem como os programas oferecidos pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Dentre as orientações compartilhadas estão inclusos os temas de educação, proteção, saúde e documentação. A ação é resultado de uma iniciativa do UNICEF em parceria com a AVSI Brasil para contribuir na garantia dos direitos de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade, principalmente dentro do contexto da crise migratória da Venezuela.
Neste primeiro encontro, por meio dos atendimentos, as famílias receberam informações sobre o sistema de garantia de direitos, em especial os direitos de crianças e adolescentes previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e outros demais serviços disponíveis na rede de proteção social do município.
Durante a manhã, as crianças participaram de atividades recreativas fruto do projeto dos espaços Súper Panas e se engajaram em ações envolvendo expressões artísticas por meio da música e de desenhos.
“Poder garantir direitos é garantir dignidade. O contato com a população em campo me traz muita aprendizagem. Ser uma ponte entre a comunidade e o acesso ao sistema público é uma grande experiência profissional. Cada atendimento é um desafio que me dá impulso em busca de soluções e melhorias para a comunidade”, destacou Silvia Peres, psicóloga do projeto.
Ao total, foram atendidas 35 famílias pelas equipes dos espaços Súper Panas e 14 crianças foram atendidas com atividades lúdicas e recreativas.
“Para o UNICEF, o reforço das equipes volantes nos CRAS é fundamental para assegurar que as famílias em situação mais vulnerável e distantes do território de atendimento sejam identificadas e inseridas na rede de proteção social do município de Boa Vista”, reforça Tomás Tancredi, oficial de Proteção da Criança e do Adolescente do UNICEF em Roraima.
Espaços Súper Panas
Os espaços Súper Panas – expressão em espanhol que pode ser traduzida como “super amigos” – é uma iniciativa do UNICEF e parceiros para oferecer atividades de apoio psicossocial e educação não formal para crianças e adolescentes refugiados e migrantes da Venezuela nos estados de Roraima, Amazonas e Pará. São realizadas, em sua maioria, atividades multidisciplinares oferecidas por psicólogos, assistentes sociais, educadores e monitores. Esses profissionais atuam com a prevenção de diversas formas de violência, abuso e exploração de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, bem como atividades educativas dentro dos padrões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Atualmente, 6 espaços Súper Panas são oferecidos junto com a AVSI Brasil no estado de Roraima.