A população boa-vistense poderá conhecer mais das artes plásticas, artesanatos indígenas e outras iniciativas de empreendedores brasileiros e venezuelanos na segunda edição da Feira IntegraArte, que ocorre neste sábado (13/11), no Roraima Garden Shopping. O evento promove a troca intercultural e de conhecimentos entre refugiados e migrantes e a população roraimense por meio de 33 expositores.
A iniciativa é organizada por dez organizações que integram o GT de Trabalho da Operação Acolhida, resposta humanitária do Governo Federal para o fluxo de refugiados e migrantes da Venezuela. Os expositores são de diferentes segmentos, como artesanatos indígenas, floricultura, roupas, sabonetes, cosméticos, marcenarias, entre outros. A entrada é gratuita e aberta à população.
A Feira IntegraArte surgiu em 2019 para incentivar a atividade empreendedora e autonomia financeira de pessoas refugiadas e migrantes que participam de cursos preparatórios no âmbito da Operação Acolhida. Nesta edição, brasileiros e venezuelanos farão a exposição de seus produtos e serviços, gerando visibilidade, promoção de vendas e aumento da possibilidade de integração econômica dos participantes.
“O contato com o público precisa ser mais constante para que eles possam vender seus produtos. Por isso, foi pensado esse local comercial para que os visitantes também vejam essas opções de mercadorias. Isso ajuda na inserção de refugiados e migrantes, pois o objetivo principal é que eles possam gerar renda e prosperar no próprio negócio, o que é um desafio para quem chega em um novo país”, diz Tainá Aguiar, Assistente de Integração Socioeconômica da OIM.
“Pequenos empreendedores precisam de espaço e incentivo para prosperar e mostrar seus trabalhos à sociedade. A Feira IntegraArte, nesta edição com apoio do Roraima Garden Shopping, é uma das várias ações que, apoiadas pelas instituições que atuam na Operação Acolhida, fortalecem o empreendedorismo, a capacitação e o desenvolvimento econômico de pessoas venezuelanas e brasileiras em Roraima”, relata Thais Menezes, Oficial de Relações Institucionais do ACNUR em Roraima.
As atividades da OIM na Freira IntegraArte contam com o apoio financeiro do Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América.
Serviço:
Entrada gratuita: Para evitar a propagação do novo coronavírus, o uso da máscara de proteção é obrigatório.
Onde: Roraima Garden Shopping
Quando: 13 de novembro, de 12h às 21h
Organizadores: Organização Internacional para as Migrações (OIM), Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI Brasil), Fraternidade sem Fronteiras (FSF), Serviço Jesuítas para Refugiados e Migrantes (SJMR), Exército da Salvação, Museu A Casa do Objeto Brasileiro, Fraternidade Federação Humanitária Internacional (FFHI), Visão Mundial, Operação Acolhida e Fundação Fé e Alegria do Brasil.