Anuncio

Jucati Sustentável inicia atuação em Pernambuco

Agricultores vão participar do programa de Bioágua familiar

Para iniciar as atividades do projeto Jucati Sustentável, que visa o desenvolvimento sustentável no agreste de Pernambuco, foram realizadas duas reuniões de apresentação. Os participantes tiveram acesso aos critérios de seleção que serão utilizados para a escolha das famílias participantes da iniciativa.

Os encontros, nos dias 14 e 20 de julho, contaram com a presença de integrantes do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Jucati, de representantes das Associações vinculadas ao CMDRS e de membros das secretarias municipais de agricultura, educação, saúde e assistência social, do Conselho de Desenvolvimento e do ProRural.

O CMDRS, um órgão deliberativo que articula os interesses dos agricultores familiares e dos poderes públicos, apresentou uma lista inicial com 40 famílias agricultoras, que irão receber uma visita técnica da equipe da AVSI Brasil. Após a visita, será possível definir as 22 famílias beneficiárias com o sistema de bioágua.

Alguns critérios são fundamentais para a instalação do bioágua: capacidade de captação de água cinza (encanação de águas cinzas e negras separada), terreno com possibilidade de escavação de 1,5m de profundidade, presença de área próxima da residência para cultivo em quintal produtivo, família pertencente e moradora de Jucati e com prática em agricultura familiar (vontade de cultivar); concentração/proximidade entre sistemas de bioáguas – ao menos 03 bioáguas por comunidade.

Caso a família esteja enquadrada nesses critérios, serão analisadas características socioeconômicas para desempate, sendo priorizadas as famílias de menor renda familiar, maior número de integrantes (mínimo 04), chefiadas por mulheres e com presença de idoso e/ou de pessoas com deficiência.