“Justiça climática” – este é o tema central do Prêmio Nacional Liga STEAM 2024. Lançado em 2022 pela Fundação ArcelorMittal e desde 2023 realizado em aliança social com a Fundação Banco do Brasil, AVSI Brasil e Tríade Educacional, o Prêmio Nacional Liga STEAM tem o objetivo de fomentar a adoção da abordagem STEAM nas escolas públicas brasileiras.
O Prêmio Nacional Liga STEAM está aberto a todas as escolas públicas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio do território brasileiro. Professores que se inscreverem receberão informações para desenvolver projetos com seus alunos dentro do tema do prêmio. Os professores, alunos e escolas dos projetos vencedores dividirão, este ano, R$ 120 mil em dinheiro. O edital já está disponível e as inscrições abertas por meio do site Liga STEAM. As inscrições ficam abertas até o dia 13 de junho.
Podem se inscrever professores e professoras da Educação Infantil (na faixa etária de 4 anos a 5 anos e 11 meses), do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas municipais, estaduais e federais. As 500 primeiras inscrições em cada categoria receberão um kit de prototipação para a realização de atividades de sensibilização de alunos com relação à abordagem STEAM.
Limites do planeta
Para Tatiana Nolasco, presidente da Fundação ArcelorMittal, a sobrecarga do planeta e o esgotamento dos recursos naturais são preocupações que precisam estar em pauta na sociedade. “Quem estará protegido quando os recursos naturais se esgotarem?”, pergunta ela. “Pensar agora nos limites do planeta é bom pro mundo”, afirma Tatiana Nolasco, apontando que se continuarmos a consumir os recursos do planeta em um ritmo insustentável, as comunidades mais vulneráveis serão as que mais sofrerão com as consequências desse desequilíbrio ambiental.
Ao colocar o tema em discussão nas escolas públicas, o Prêmio Nacional Liga STEAM promoverá o debate sobre a justiça climática, levantando questões sobre a redistribuição justa e igualitária dos encargos e benefícios ambientais, como a conservação de áreas verdes e acesso à água potável, por exemplo; para que todos, independentemente de sua localização ou classe socioeconômica, tenham acesso aos recursos necessários para uma vida digna e sustentável.
A premiação
Este ano, os projetos vencedores do Prêmio Nacional Liga STEAM receberão um total de R$ 120 mil em dinheiro. A cerimônia de premiação está prevista para acontecer dia 22 de novembro de 2024.
Cada um dos primeiros colocados das categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio receberá R$ 25 mil reais em dinheiro, sendo R$ 10 mil para os professores ou professoras responsáveis, R$ 10 mil para a compra de equipamentos e/ou benfeitorias para as escolas e R$ 5 mil revertidos para a premiação dos estudantes da turma que realizar o projeto STEAM vencedor.
Os projetos classificados em segundo lugar em cada categoria receberão R$ 10 mil, sendo R$ 5 mil para o professor ou professora responsável pelo projeto vencedor e R$ 5 mil revertidos para a premiação dos estudantes da turma vencedora.
Os terceiros colocados receberão R$ 5 mil, sendo R$ 3 mil para o professor ou professora responsável e R$ 2 mil revertidos para a premiação dos estudantes da turma vencedora.
A abordagem STEAM
A abordagem STEAM promove o aprendizado com o uso integrado dos conhecimentos das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (daí o acrônimo em inglês), trabalhados por meio de projetos desenvolvidos por professores e alunos que buscam a solução de situações do cotidiano dos alunos e de suas comunidades, gerando identificação e envolvimento. Dessa forma, é possível trabalhar temas abrangentes de forma lúdica e contextualizada.
“Isso ajuda os alunos a desenvolverem competências como pensamento crítico, resolução de problemas e criatividade exigidas pelo complexo mundo atual”, afirma Rosângela D’Angelis Brandão, assessora da área de Educação da Fundação Banco do Brasil.
Outro benefício da abordagem é que ela estimula nos alunos o interesse e a continuidade do estudo nas áreas STEAM. “As empresas e o país precisam cada vez mais de profissionais com competências STEAM. Eles já são necessários hoje e serão ainda mais no futuro”, afirma Lilian Bacich, diretora da Tríade Educacional.
Prêmio conectado aos ODS e à Agenda 2030
A abordagem STEAM encaixa-se na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e se conecta com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), parte da Agenda 2030, compromisso mundial firmado pelos Estados-membros da ONU, incluindo o Brasil.
“Assim como na BNCC e suas competências gerais, os 17 ODS envolvem princípios relacionados a um desenvolvimento realmente sustentável, que vão muito além da conservação da natureza, pois incluem questões sociais como saúde e educação de qualidade e equidade de gênero, por exemplo”, garante Jacopo Sabatiello, vice-presidente da AVSI Brasil.
Ao abordar temas relacionados aos ODS, a partir de projetos STEAM, o Prêmio Nacional Liga STEAM possibilitará a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, que poderão se posicionar como agentes transformadores de sua realidade e serem, então, corresponsáveis na construção de um futuro sustentável e menos desigual para todos.
O que é a Liga STEAM
Criada em 2022, a Liga STEAM tem o objetivo de promover a adoção da abordagem STEAM nas escolas brasileiras. Trata-se de uma abordagem educacional bastante difundida em países como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido. Além do Prêmio Nacional Liga STEAM, a estratégia contempla iniciativas como a formação em STEAM para todos os educadores de redes públicas de ensino e a criação de uma Comunidade de Educadores Liga STEAM, tornando-os uma referência e promotores da abordagem em suas regiões de atuação.
Fundação ArcelorMittal
Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal é responsável por direcionar os investimentos sociais e conectar o Grupo ArcelorMittal a causas relevantes para a cidadania das crianças e jovens brasileiros. As iniciativas promovidas pela Fundação se articulam em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte. Só em 2022, mais de R$ 73 milhões foram investidos em recursos próprios e incentivados.
Fundação Banco do Brasil
Em 1985, o Banco do Brasil instituiu a Fundação BB para contribuir para a transformação social dos brasileiros e o desenvolvimento sustentável do país. É a principal instituição gestora dos projetos socioambientais apoiados por meio do Investimento Social Privado – ISP do BB e de parceiros, declarada o coração social do Banco do Brasil. Nos últimos 10 anos, foram investidos R$ 2,6 bilhões em 10 mil iniciativas que impactaram positivamente a vida de 6,6 milhões de pessoas. Os eixos de atuação são: Tecnologia Social (eixo transversal), Educação para o Futuro, Meio Ambiente e Renda, Saúde e Bem-estar, Ajuda Humanitária e Voluntariado.
Tríade Educacional
É referência na formação docente e na produção de materiais relacionados à educação inovadora, envolvendo temáticas como Metodologias Ativas, Ensino Híbrido e STEAM. Seus diretores, Lilian Bacich e Leandro Holanda, são autores de materiais que são bases de propostas de formação nessas temáticas pelo país e têm impactado milhares de educadores e centenas de instituições de ensino nos últimos 10 anos.
Associação Voluntários para o Serviço Internacional – AVSI Brasil
É uma organização brasileira, sem fins lucrativos, constituída em 2007, cuja missão é tornar as pessoas protagonistas de seu desenvolvimento, de sua família e de sua comunidade, por meio de projetos sociais em contextos de vulnerabilidade ou emergência humanitária. É uma organização brasileira vinculada ao contexto internacional por meio da Fundação AVSI, ONG de origem italiana que atua em 39 países, presente no Brasil desde a década de 1980 e que estimulou a criação da AVSI Brasil.