Os 131 agricultores beneficiados com sistemas de bioágua familiar construídos pelo Projeto de Segurança Alimentar e Nutricional para o Semiárido de Pernambuco ganharam este mês a cartilha Sistema de Bioágua Familiar: Manual de Utilização do Sistema. O documento traz informações sobre cada componente do sistema e sobre sua manutenção.
Por meio de reuniões interativas, nas quais os agricultores puderam tirar dúvidas sobre o bioágua e compartilhar suas experiências com os quintais produtivos irrigados com água do sistema, foram distribuídas cartilhas nos municípios de Calçado, Caetés, Garanhuns, Jupi e Lajedo, em Pernambuco, entre os dias 16 e 20. As reuniões foram realizadas nos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, sindicatos, prefeitura e Câmara de Vereadores.
Segundo a coordenadora de Obras e Mobilização, Adriana Gouveia, alguns beneficiários estão adiantados em algumas etapas e demonstram o interesse potencializar os efeitos positivos do bioágua. “Nessa reunião, tivemos a informação de que um agricultor já construiu o seu minhocário com o intuito de reproduzir as minhocas do seu sistema. Isso nos dá muita alegria”, externou.
Durante a reunião em Caetés, as famílias tiveram a notícia de que a partir de agora terão o acompanhamento técnico de profissionais do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) para fortalecer e aumentar a sua produção. O compromisso foi firmado pela Secretaria de Agricultura do município de Caetés. Os agricultores dos demais municípios terão acompanhamento mensal com Coordenadora de Obras e Mobilização do Projeto para tirar dúvidas e fazer o acompanhamento do sistema.