QUEM SOMOS/ Missão e Princípios

Nossa missão é promover o desenvolvimento de pessoas por meio de programas no âmbito social, econômico, ambiental, cultural, educativo e formativo.

 

Valores e Princípios

 

A AVSI expressa a valorização da dignidade da pessoa por meio de ações de fortalecimento da sociedade civil, através da valorização da família, da criança, de organizações comunitárias e de parcerias com os diversos atores sociais, traduzidas em cinco princípios metodológicos: Centralidade da pessoa; Partir do positivo; Fazer com; Desenvolvimento das organizações da sociedade civil e subsidiariedade; e Parceria.


1. Centralidade da pessoa



Nos projetos que realizamos, a pessoa é o ponto central da iniciativa, porque o objeto do desenvolvimento é o ser humano, único, não reduzível a qualquer categoria sociológica ligada a uma necessidade momentânea (pobreza, doença ou deficiência). A confiança no homem, independentemente da sua condição econômica, social ou física, deve ser o princípio norteador não só das ações que os programas escolhem realizar, mas também da forma com que essas ações são desenvolvidas.

 

Apostamos na pessoa como protagonista da sua própria vida.O desenvolvimento se caracteriza como um caminho que, em primeira instância, é pessoal e nasce do movimento livre de um sujeito que tende a sua realização pessoal, espiritual e social.

 

Assim, as iniciativas que implementamos devem responder adequadamente ao desenvolvimento integrado e integral da pessoa, não limitado a soluções técnicas, mas baseado em uma visão subjacente do homem, da sua liberdade, do seu valor, da sua abertura ao transcendente.

2. Partir do positivo



Cada pessoa ou comunidade, por mais carente que seja, representa uma riqueza e apresenta um patrimônio. É preciso valorizar o que as pessoas construíram – suas histórias e relações –, ou seja, o tecido social e o conjunto de experiências que constituem sua vida.

 

Partir do positivo como método para o desenvolvimento não significa ignorar os problemas existentes em uma comunidade, ou não estudar sua vulnerabilidade, mas analisar junto às pessoas as potencialidades e fragilidades do território para, posteriormente, valorizar e fortalecer o patrimônio existente.

3. Fazer com



O “fazer com” define a modalidade com que se executa todo tipo de intervenção da AVSI. Nossa metodologia tem como base a participação e o estímulo ao diálogo. Buscamos construir uma relação de confiança entre os envolvidos, de modo a permitir que a comunidade, em primeiro lugar, se engaje em um projeto – de modo operativo – e se empenhe séria e responsavelmente na sua realização.

 

O envolvimento das pessoas nas ações é uma condição sine qua non para a realização de qualquer projeto, porque o desenvolvimento é concebido como o movimento de sujeitos ativos e livres que, com responsabilidade, trabalham para o próprio crescimento individual e social.

 

Portanto, para “fazer com” é preciso ter a participação das pessoas ou de suas formas associativas presentes no território engajadas com os demais atores que compõem um projeto.

4. Desenvolvimento das organizações da sociedade civil e subsidiariedade



A sociedade nasce da livre agregação de pessoas. Agir no desenvolvimento social significa também favorecer a capacidade associativa, ou seja, reconhecer, valorizar e estimular a constituição de associações locais e de um tecido social rico em participação e corresponsabilidade. O direito de cada pessoa à liberdade de associação e de iniciativa se revela, na experiência, uma poderosa força de mudança.

 

As organizações da sociedade civil são propulsoras do crescimento de suas comunidades, porque estão engajadas em buscar respostas para as necessidades encontradas. Acreditamos que o poder público deve contribuir para o desenvolvimento das associações, respeitar sua liberdade de atuação e oferecer apoio a suas iniciativas.

5. Parceria



Nos programas, é fundamental estabelecer uma real colaboração entre as entidades públicas, privadas e do terceiro setor. As parcerias entre sujeitos e instituições envolvidas favorecem sinergias e permitem o bom uso dos recursos disponíveis. A partir do envolvimento desses atores é possível enfrentar uma multiplicidade de situações e problemas sociais, realizar um elevado número de atividades, responder às necessidades encontradas e alcançar uma pluralidade de benefícios.

 

Para a AVSI, a parceria representa uma ocasião de colaboração e crescimento não somente para a população envolvida nas intervenções, mas também para financiadores, governos e organizações da sociedade civil.

 

 









Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais: Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte