Os moradores da Vila Reencontro Anhangabaú tiveram um dia especial de cuidados pessoais, que incluíram cortes de cabelo, design de sobrancelhas e tranças. A ação foi promovida na Vila em parceria com o Instituto Fios de Ouro, que disponibilizou profissionais para atender as pessoas beneficiárias do projeto.
O Instituto Fios de Ouro é uma escola que atua na área da beleza, com foco para formação profissional e prestação de serviços. Segundo Adilson Moura, CEO da Fios de Ouro, a inserção da instituição no trabalho social surgiu durante a pandemia, oferecendo cortes de cabelo gratuitos para crianças e adolescentes em mais de 200 comunidades na cidade de São Paulo. Atualmente a instituição presta serviços para pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social.
Para Adilson, as ações realizadas com os moradores impactam diretamente na autoestima e empregabilidade das pessoas atendidas. “É impossível uma pessoa conseguir emprego com baixa autoestima, então, quando você faz uma sobrancelha tão simples, mas que dá um peso muito grande na autoestima da mulher, ou quando você faz uma trança ou uma maquiagem, isso vai aumentando a autoestima. Nos homens é da mesma forma: eles não vão procurar um emprego com o cabelo todo sujo, eles precisam de um cabelo bem cortado. Para uma pessoa com o cabelo bem cortado e um sorriso legal, as portas se abrem” disse ele.
As aulas práticas do instituto são todas voltadas para a responsabilidade social, assim como a realizada na Vila. Adilson acredita que essa dinâmica funciona como uma via de mão dupla: além de treinar, os alunos trazem esperança para as pessoas atendidas.
Para Jhonatan Silva, aluno da instituição, a experiência na Vila foi sua segunda aula prática. “Nós chegamos aqui achando que era uma coisa, mas vimos uma realidade totalmente diferente da que vivemos, e acabamos fazendo as coisas de coração. Saímos daqui realizados e com vontade de fazer mais e aprender muito mais”, afirmou.
Densy Lamarck, moradora do Módulo 17, sentiu que a atividade realizada foi positiva. “Deu uma levantada na autoestima. Todo dia está todo mundo igual, mas hoje a gente se sente mais bonita. Poderia ser algo que acontecesse mais vezes, todo mundo ia gostar muito”, disse ela.
Durante a ação, foram atendidas 36 pessoas, entre homens, mulheres e crianças, que receberam serviços de corte de cabelo, design de sobrancelhas e tranças. Essa iniciativa teve como objetivo empoderar as pessoas acolhidas, tornando-as protagonistas do seu próprio desenvolvimento.
A Vila Reencontro é uma iniciativa conjunta da Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com a AVSI Brasil. O projeto tem como propósito oferecer acolhimento e contribuir para o desenvolvimento integral de famílias em situação de rua na região, auxiliando-as a recuperar seu protagonismo e reconstruir sua autonomia.