Anuncio

Mudança de rumo na vida de um jovem do Semente de Ciência

Morador da comunidade Guerreira Zeferina, Evandro encontrou no projeto a oportunidade de se capacitar e crescer em uma profissão

Foi através de um cartaz colado em um barraco na comunidade Guerreira Zeferina, no bairro de Periperi, que Evandro Conceição dos Santos, de 23 anos, conheceu o projeto Semente de Ciência. Decidiu se aventurar no curso profissionalizante de Eletricista predial. Foi quando sua vida começou a mudar. Morador da comunidade no Subúrbio Ferroviário de Salvador há 10 anos, Evandro garante que o curso abriu as chances de possibilidades profissionais em sua vida.

Eu estava sem um caminho profissional. Tentei entrar na faculdade de Ciências Contábeis e Pedagogia, mas não era aquilo que eu queria de verdade“, conta o rapaz. “Foi quando entrei no curso de Elétrica e abri os olhos para essa área espetacular e que pretendo continuar crescendo“, garante. No projeto Semente de Ciência, ele aprendeu diversos exercícios da profissão, como dimensionar o esquema elétrico de uma casa, por exemplo.

Mas, para Evandro, o diferencial do curso não são só as experiências técnicas, mas sim a atenção extra que os professores têm pelos alunos. “Às vezes, alguns colegas chegam desanimados, sem vontade de fazer nada, mas os professores chegam junto e conversam, principalmente com quem tem mais dificuldade no aprendizado”, diz.

Chegando ao final do curso, o Semente de Ciência ficará marcado para ele como uma mudança de rumo na vida. “Aqui aprendi coisas que levarei pelo resto da vida e grandes amizades, que me mostraram o que é companheirismo“, afirma. Sua família vai na mesma linha e acredita que o curso representará algo proveitoso para Evandro, tanto no presente quanto no futuro.

O projeto

O Semente de Ciência é uma iniciativa inserida na política pública do Estado da Bahia. Executado pela AVSI Brasil, o objetivo do projeto é garantir um processo de desenvolvimento social, oportunizando qualificação profissional para jovens, residentes em comunidades caracterizadas pela vulnerabilidade social na cidade de Salvador, com idade de 16 a 24 anos, nas áreas de suporte ao usuário em informática (Help Desk) e construção civil, bem como reciclagem de professores e divulgação de ciência em municípios da Bahia.