AVSI COMUNICA / Notícias

PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL VISAM PRESERVAR UNIDADE DE CONSERVAÇÃO EM PERNAMBUCO

Por meio de edital público lançado pela agência estadual de meio ambiente do Estado (CPRH), a AVSI Brasil junto à empresa Plonus atuarão pela preservação da Mata da Pimenteira, no Sertão Pernambuco
Publicada em 28/08/2017

 

Conhecer e educar-se para preservar. É a partir desta proposta que serão desenvolvidos, na Unidade de Conservação (UC) Parque Estadual da Mata da Pimenteira, no município de Serra Talhada, Sertão de Pernambuco, os projetos “Olhares da Mata” e “Unidade de Conservação: da teoria à prática”. O primeiro trabalhará a formação de jovens em educação ambiental e em fotografia para que possam divulgar, a partir dos seus olhares, os desafios e belezas da UC. O segundo desenvolverá, mediante oficinas em educação ambiental junto a agentes de educação ambiental, uma publicação sobre a Unidade.

 

No projeto Olhares da Mata, 30 alunos de escolas públicas participarão de 40 horas de uma formação voltada à fotografia. A proposta também valorizará como tema central a construção de uma visão crítica e consciente sobre o meio ambiente através da elaboração de imagens e sua divulgação. O trabalho resultará em dez exposições fotográficas itinerantes.

 

Já o projeto Unidade de Conservação: da teoria à prática tem como objetivo central realizar, junto a agentes ambientais, reuniões e oficinas participativas permeadas sobre a Importância dos Ecossistemas e da Biodiversidade para a Preservação da Mata da Pimenteira. A ação culminará com a definição do conteúdo para a elaboração de uma publicação educativa. Serão impressos e distribuídos 2.500 exemplares.

 

As iniciativas a serem desenvolvidas, durante seis meses, pela AVSI Brasil junto à empresa Plonus – soluções em engenharia e meio ambiente, surgiram a partir do lançamento de uma chamada pública da agência estadual de meio ambiente do governo do estado de Pernambuco (CPRH). O propósito maior é o de promover melhoria das condições socioambientais e de sustentabilidade das Unidades de Conservação do Estado e dos serviços ambientais por elas prestados.

 

Mata da Pimenteira - A Unidade de Conservação Parque Estadual Mata da Pimenteira localizada no município de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, a 415 km da região metropolitana de Recife, em Pernambuco é uma região de belas paisagens, mas de grandes desafios. Sua diversidade ecológica de caatinga, como os afloramentos rochosos e o açude do saco concorrem com os riscos atinentes às Unidades de Conservação, como o desmatamento, a caça clandestina, a retirada ilegal de madeira, queimadas, o descarte irregular de resíduos sólidos, ocupações irregulares, entre outros.




Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org . Filiais: Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte