AVSI COMUNICA / Notícias

CAMARAGIBE MELHOR APRESENTA RESULTADOS E LIÇÕES APRENDIDAS

Parceria com atores privados e públicos foi uma das estratégias de sucesso do Projeto
Publicada em 05/02/2018

Fotos: Eudes Santana

 

 

A experiência do projeto Camaragibe Melhor foi apresentada na última segunda-feira, dia 30, no seminário “Projeto Camaragibe Melhor: resultados e lições aprendidas”.O evento encerra um ciclo de 5 anos (2013-2018) de atividades dedicadas à população mais vulnerável de Camaragibe, município da região metropolitana de Recife (PE), realizadas com atores públicos e privados.

 

 

O Projeto de redução da pobreza em intervenções de desenvolvimento urbano integradoCamaragibe Melhor teve como objetivo específico promover a integração entre as ações de desenvolvimento social e as iniciativas de infraestrutura e urbanização, por meio do fortalecimento das organizações da sociedade civil (OSCs) e da formação profissional e geração de renda para jovens, com atenção particular à questão de gênero.

 

 

Cerca de 100 pessoas prestigiaram o seminário de encerramento do Camaragibe Melhor, incluindo jovens e seus familiares, membros de organizações da sociedade civil, de entidades formadoras, de empresas parceiras e do setor público. Entre os parceiros, estiveram presentes Fabrizio Pellicelli, diretor presidente da AVSI Brasil, Francisco Papaléo, secretário das Cidades do Estado de Pernambuco, Demóstenes Meira, prefeito de Camaragibe, e Simone Brasil, auditora fiscal do trabalho e presidente do Fórum Pernambucano da Aprendizagem Profissional (FORAP).

 

 

“É um trabalho muito intenso. Foram 60 meses de experiência com jovens que precisam ter um trabalho digno e também realizamos o fortalecimento da sociedade civil. Em Camaragibe, eles começaram a responder de forma concreta, como protagonista nas suas vidas”, destacou Pellicelli.

 

 

Entre os resultados do projeto, é possível destacar a participação de 260 jovens em ações de formação humana e temas relacionados ao mundo do trabalho. Foram realizadas oficinas e capacitações com o intuito de promover o desenvolvimento das habilidades profissionais e comportamentais desse público, despertando o espírito empreendedor e posturas compatíveis às exigências do mercado de trabalho. Mais de 75% desses jovens foram inseridos no mercado de trabalho formal por meio de Programas de Aprendizagem.

 

 

"O projeto trouxe para mim a primeira oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, de adquirir conhecimento e aperfeiçoamento. Para mim, o diferencial da AVSI foi o relacionamento que a equipe tinha com os jovens: um relacionamento de amizade, de confiança e de entrega mesmo. Levo como muita humildade esse aprendizado. Com a oportunidade de participar do projeto, eu adquiri novas visões. Eu vi na pratica como funciona a realidade da construção civil, recebi muitas dicas e fui muito bem acolhida na obra. Eu planejo fazer a faculdade de Arquitetura ou curso tecnólogo de Design de Interiores", comenta Maria Gabriele Lima, uma das jovens participantes do Camaragibe Melhor.

 

 

A real colaboração entre entidades públicas, privadas e do terceiro setor contribuiu ainda mais para consolidar bons resultados do projeto. No total, foram firmadas parcerias com 40 empresas e 8 entidades formadoras, na perspectiva de responder de maneira mais assertiva às necessidades dos envolvidos no projeto.

 

 

Junto às organizações da sociedade civil, foram realizadas capacitações e assistência técnica na área de gestão e elaboração de projetos, que culminaram em um edital público para financiamento de projetos das OSCs, realizado com recursos da contrapartida financeira do Governo do Estado. Cerca de 420 pessoas serão beneficiadas por esses projetos, cuja execução se dará, até julho de 2018. Além disso, foram realizados 20 encontros temáticos com a participação de representantes das organizações e atores governamentais nos quais foi possível fortalecer instituições sociais do município para que potencializassem suas ações no território, aprimorando o diálogo com o poder público.

 

 

O Camaragibe Melhor também vislumbrou contribuir para o conhecimento aprofundado do município, a partir da elaboração do diagnóstico social, econômico e urbano em nível municipal e um plano de intervenções direcionado, principalmente, a promover a urbanização integrada e áreas de interesse social. O diagnóstico, apresentado e disponibilizado às Organizações da Sociedade Civil também teve utilidade pública. “Usamos os estudos para elaborar nosso Plano Pluri Anual”, afirmou o diretor da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, Célio Muniz.

 

 

Confira esses e outros resultados no vídeo do projeto.

 

O projeto Camaragibe Melhor, desenvolvido pela AVSI Brasil, contou com o financiamento da União Europeia e a parceria do Governo do Estado de Pernambuco por meio da Secretaria das Cidades de Pernambuco, e a Prefeitura Municipal de Camaragibe.

 



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiânia, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte