AVSI COMUNICA / Notícias

DIRETOR DA AVSI BRASIL É CONDECORADO CAVALEIRO DA ORDEM DA ESTRELA DA ITÁLIA

A cerimônia foi realizada na Sede do Consulado da Itália em Belo Horizonte
Publicada em 09/04/2018

 

O vice-presidente da AVSI Brasil, Jacopo Sabatiello, foi condecorado Cavaleiro da Ordem da Estrela da Itália na sede do Consulado da Itália, em Belo Horizonte. Esta condecoração, que se qualifica como uma honra civil da República Italiana, recompensa aqueles que tenham se destacado na promoção das relações de amizade e colaboração entre a Itália e outros países.

 

A cônsul da Itália na capital mineira, Aurora Russi, discursou sobre o significado da homenagem e escolha do homenageado. “Para mim foi natural pensar no Jacopo como uma pessoa merecedora dessa condecoração, pois admiro muito o trabalho desempenhado por ele e pela AVSI. É um trabalho sensacional que a Itália precisa homenagear. É um trabalho que faz o mundo melhor. O mundo de hoje para nós e para o futuro das crianças que aqui estão”.

 

O homenageado da noite contou como se sentiu a receber a notícia da condecoração: “A primeira sensação que eu tive foi de estupor e felicidade. Estupor porque eu realmente não esperava, já que geralmente os homenageados são pessoas que estão há mais tempo no Brasil e que têm realmente se destacado; e felicidade porque é uma forma de valorizar minha história, minhas origens e minha italianidade, que eu nunca perdi”.

 

A minha história não é nada mais que o fruto da história de quem viveu antes de mim e de quem me acompanhou em minha caminhada”, ressaltou Jacopo, e contou a história de sua família, uma história de imigrantes. Ao falar de seus pais, mencionou a importância de terem colocado a responsabilidade de suas escolhas em suas próprias mãos. Esse ato de responsabilização, segundo ele, o ajudou a desenvolver uma paixão pela realidade, que o levou a viajar o mundo em busca de conhecimento.

 

Nascido em Milão, cursou Economia com Especialização em Políticas Públicas e Instituições Internacionais. Ao se formar, viajou para Londres, para aprender inglês, e depois para a Bélgica, onde tornou-se assessor do vice-presidente do Parlamento Europeu e responsável pelas atividades de lobby para Confederação das Industrias da Itália na União Europeia em Bruxelas. Posteriormente, partiu para a Sérvia, no momento de reconstrução após a guerra dos anos 90, onde atuou como especialista para Políticas de Cooperação Internacional da União Europeia na Embaixada Italiana de Belgrado.

 

Jacopo possui extensa experiência em gestão de projetos de direitos humanos, responsabilidade social corporativa, desenvolvimento urbano e socioambiental, educação e geração de trabalho e renda. Desde 2010, ele realiza um trabalho na AVSI Brasil com o intuito de contribuir para a promoção dos direitos humanos dos condenados à pena privativa de liberdade através de projetos que apoiem a sistematização e replicação do trabalho desenvolvido pelas Associações de Proteção e Assistência aos Condenados, as APACs.

 

O homenageado não cessou em agradecer o apoio dos companheiros de trabalho e dos parceiros presentes. Sobre sua trajetória no Brasil, reconheceu que “foi aqui que pude conhecer a AVSI e crescer do ponto de vista pessoal e profissional; não exclusivamente por mim, mas sobretudo a partir das pessoas que encontrei. Colegas, amigos, parceiros e parceiras que me ajudaram a fazer de mim aquilo que sou hoje”.

 

Por fim, agradeceu especialmente a seus pais e irmãos. “É a constante presença deles que me lembra quem eu sou e de onde venho. Sobretudo porque sei que quando volto para casa, na Itália, sempre tem alguém à minha espera. Agradeço minha esposa, Fernanda, primeiro por me aguentar todos os dias e sobretudo por ter apostado na construção de um destino feliz comigo. Um destino concreto, cujo fruto mais bonito tem um nome, Gabriella, nossa filha, que encarna minha amizade e amor com e para o Brasil”.

 

Sobre a Condecoração

A Ordem da Estrela da Itália (Ordine della Stella d"Italia) tem suas origens no período após a II Guerra Mundial, a fim de prestar homenagem aos estrangeiros que contribuíram para a reconstrução da nação italiana. A partir de 2011, houve uma reformulação da ordem, passando a homenagear o prestígio italiano no exterior. Hoje a condecoração Cavaleiro da Ordem da Estrela da Itália visa reconhecer e saudar os grandes feitos e conquistas em prol das relações da Itália no exterior.

 




Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.