AVSI COMUNICA / Notícias

FORMAÇÃO PREPARA JOVENS PARA MUNDO DO TRABALHO

Elaboração de currículo, preparação para entrevista e educação financeira são algumas temáticas da capacitação de 20 horas com jovens de Camaragibe (PE)
Publicada em 24/04/2018

 

Encontrar uma vaga no mercado de trabalho não está fácil. Sendo jovem e sem experiência, o desafio se torna ainda maior. Com o objetivo de preparar o jovem para concorrer a uma vaga de Aprendiz e a ter habilidades para a vida profissional, o projeto Jovem Aprendiz Camaragibe Melhor realizou, junto a 30 jovens, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Camaragibe (SEDEC) a Formação para o Mundo do Trabalho, com carga horária de 20 horas.

 

A capacitação é uma das etapas do projeto, na qual os jovens, por meio de atividades práticas, discussões coletivas e trabalhos em grupo, se acercam de conhecimentos teóricos e práticos do mundo do trabalho, como elaboração do próprio currículo, simulação de entrevistas, educação financeira, comunicação no ambiente de trabalho.

 

“É uma experiência muito boa que estamos tendo. O que eu mais gostei é como fazer um currículo profissional e como se comportar nas entrevistas”, comentou Matheus Cabral, 20 anos.

 

Para muitos, trata-se de uma oportunidade única. “O projeto influenciou muito a minha vida, porque eu não sabia como me portar em uma entrevista de emprego. No ambiente de trabalho, vai me ajudar muito”, analisa Fabrício Gomes, 21 anos, participante da iniciativa.

 

A próxima etapa do Jovem Aprendiz Camaragibe Melhor será a captação de vagas com as empresas e entidades formadoras para a inserção desses jovens no mercado de trabalho em Programas de Aprendizagem, com a formação teórica e a prática na empresa. O Aprendiz tem a carteira assinada e contrato específico, durante o período da formação, que dura em média um ano.

 

Após a inserção como aprendizes, os jovens são acompanhados mensalmente pela equipe técnica do projeto, no intuito de dar continuidade ao trabalho de orientação para o mercado de trabalho, bem como orientar e auxiliar sobre questões socioemocionais.

 

Esta iniciativa tem financiamento da Secretaria das Cidades de Pernambuco, no âmbito do Projeto Camaragibe Melhor, executado pela AVSI Brasil, tendo como parceiro a SECID e a prefeitura de Camaragibe.

 



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.