AVSI COMUNICA / Notícias

PROJETO JUCATI SUSTENTÁVEL 2 PROMOVE OFICINA SOBRE AGROECOLOGIA

Fomentando a produção de mudas agroecológicas, a ação valoriza os recursos obtidos na natureza
Publicada em 29/08/2018

 

“Nada melhor do que saber que estou levando para a minha mesa uma alimentação saudável”, conta Joseane Benevides. A agricultora já está colocando em prática o que aprendeu na Oficina Agroecológica promovida pelo projeto Jucati Sustentável 2, para 22 famílias de Jucati-PE, na Associação Comunitária do Sítio Fama.

 

A oficina, cujo tema foi a produção de mudas agroecológicas, teve como objetivo o compartilhamento de conhecimentos e a valorização dos recursos obtidos na natureza. Além disso, houve um debate sobre os diferentes tipos de agricultura e adubação orgânica.

 

“Nós aprendemos como produzir o adubo orgânico. Através dele, podemos fazer as mudas em nossos próprios quintais. É importante participar dessas oficinas porque são novas informações, saímos mais curiosos e queremos praticar o que aprendemos. O Sistema de Bioágua foi um conjunto maravilhoso de diversas coisas, para mostrar que nós temos como produzir de uma maneira diferente, sem agrotóxicos e sem nada que ofenda a nossa saúde“, comenta Erivane Alves, beneficiária do projeto.

 

Também foram apresentadas as etapas necessárias para a produção de mudas em bandejas, para a formação dos canteiros que estão sendo utilizados no Sistema de Bioágua Familiar, mostrando quais são as hortaliças mais adequadas a cada tipo de recipiente. A oficina foi encerrada com uma atividade prática, onde os agricultores puderam realizar a semeadura de pimentão e alface.

 

Jucati Sustentável 2

 

O projeto Jucati Sustentável 2 - Bioágua, Agroecologia e Nutrição no Agreste de Pernambuco prevê a implementação de 30 sistemas de Bioágua Familiar, além de 07 cisternas com assistência técnica voltada à agroecologia, contemplando ainda a promoção da educação alimentar, sanitária e ambiental junto a 400 alunos e 150 famílias. A iniciativa é executada pela AVSI Brasil, com investimento social da Fundação Banco do Brasil (FBB) e a parceria da prefeitura de Jucati.

 



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.