AVSI COMUNICA / Notícias

EXPOSIÇÃO OLHARES DA MATA CHEGA A FESTIVAL DE TECNOLOGIA E CONHECIMENTO

Jovens participantes do projeto Olhares da Mata terão oportunidade de expor suas fotos que retratam a Unidade de Conservação Mata da Pimenteira (PE)
Publicada em 09/11/2018

 

O que a princípio seria uma exposição local está alcançando novos espaços e pessoas, graças a sua qualidade e beleza. A exposição Olhares da Mata, fruto do projeto de mesmo nome, chega ao Festival Recife (Rec´N´Play), que acontece de 07 a 10 de novembro, no Bairro do Recife, depois de marcar presença no Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco 2018.

 

A exposição conta com fotografias produzidas por jovens sertanejos do município de Serra Talhada (PE), participantes do projeto Olhares da Mata, retratando a Unidade de Conservação Parque Estadual Mata da Pimenteira. O projeto foi realizado pela agência de meio ambiente de Pernambuco (CPRH) e executado pela AVSI Brasil.

 

O Festival Recife tem como objetivo transformar e conectar pessoas de diferentes formações e bagagens intelectuais para pensar em soluções de problemas da cidade e da sociedade. O Rec´N´Play funcionará com três pilares: educação, negócios e entretenimento. A exposição Olhares da Mata é fixa e pode ser contemplada, na sede Cultural dos Correios, em qualquer um dos quatro dias do festival.

 

Os jovens que produziram as imagens se sentem orgulhosos em ver sua obra sendo reconhecida em grandes eventos e relatam como foi a experiência de participar desse projeto que muda vidas, como conta Cristian Ryan (18 anos): “O projeto Olhares da Mata me fez ver que a mata é um lugar que todos nós devemos cuidar para que outras pessoas possam saber como é a mata da nossa cidade. Enquanto nós fazíamos o projeto, percebi que não só eu, mas todos estavam gostando muito! Mas para mim, foi muito importante porque aprendemos a preservar a mata e tirar o lixo que era colocado ali, além de conhecer mais sobre a fotografia”.

 

Olhares da Mata

Com objetivo de incentivar a preservação do Parque Estadual Mata da Pimenteira (PEMP), localizado em Serra Talhada e uma das 81 Unidades de Conservação do Estado de Pernambuco, surgiu o projeto Olhares da Mata (2017-2018). Realizado pela agência estadual de meio ambiente e executado pela AVSI Brasil, o projeto tem como objetivo promover o patrimônio natural do PEMP e incentivar a valorização e preservação do meio ambiente. Junto ao educador fotógrafo Daniel Meirinho, foi realizado um trabalho de fotografia participativa com 30 jovens estudantes de escolas públicas.

 

Através do incentivo participativo – desde o planejamento à execução das atividades -  da comunidade local, gestores públicos, sociedade civil, escolas e a sociedade em geral e com o auxílio de uma equipe multidisciplinar formada por um fotógrafo profissional e especialista em trabalhos comunitários, uma assistente social, uma educadora ambiental, uma gestora socioambiental e uma jornalista, o projeto deu origem a exposição fotográfica itinerante Olhares da Mata.

 




Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.