AVSI COMUNICA / Notícias

BIOÁGUA EM JUCATI (PE) SE DESTACA EM OUTROS ESTADOS

Vivendo a mesma realidade de seca, agricultor da Paraíba foi conhecer o Sistema de Bioágua Familiar e agricultores do projeto Jucati Sustentável
Publicada em 14/11/2018

 

Era o início de uma manhã rotineira para José Inácio, que estava, como de costume, assistindo ao telejornal. Mas naquele dia de outubro (2016), uma reportagem  despertou sua atenção: o reuso de águas cinzas no interior de Pernambuco para a agricultura familiar. Recifense e com terras agricultáveis no sertão da Paraíba, Inácio, assim como todos que trabalham com agricultura no Semiárido brasileiro, sabe o desafio que é ter água para a produção. A partir do dia da reportagem, ele foi a procura de um dos entrevistados, o Givanildo Ben, agricultor do Projeto Jucati Sustentável e beneficiado com o Sistema de Bioágua Familiar, que mora no Agreste de Pernambuco. José Inácio queria aprender mais sobre o funcionamento desta tecnologia social. Em novembro de 2018, quando finalmente encontrou a propriedade de Givanildo, ele conseguiu.

 

José Inácio viu na iniciativa uma maneira diferente e correta de reaproveitar a água. Em contato com o sistema implantado nas terras de Givanildo, Inácio conseguiu extrair bastante conhecimento. Pretende levar isso para suas terras na Paraíba. Além disso, ele acredita na importância de projetos como esse para ajudar famílias necessitadas e ainda incentivar a preservação do meio ambiente. “Conheci o sistema do senhor Givanildo e o do vizinho dele, com certeza vou voltar lá para ver o funcionamento e pretendo aplicar em minhas terras da Paraíba”, afirmou Inácio.

 

Já Givanildo, contou um pouco sobre a importância de a ação ser reconhecida por pessoas de fora. “Ao chegar aqui em casa e se apresentar, fiquei entusiasmado por saber que ele veio do Recife a minha procura por conta de um vídeo que assistiu. Esse tipo de visita nos estimula a não desanimar diante das dificuldades do dia a dia, pois o Inácio poderia estar em sua casa curtindo a família, mas procurou e não mediu distância para aprender mais sobre novas técnicas que ajudam o povo brasileiro”, conta Givanildo.

 

O sistema de Bioágua Familiar tem como objetivo incentivar as famílias promovendo práticas ecologicamente corretas a partir do reaproveitamento de água para atividades produtivas, permitindo assim a existência de um sistema de agricultura com irrigação permanente. Além disso, por ser uma região muito seca e com chuvas escassas, a iniciativa permite que os agricultores possam além produzir o próprio alimento, plantar para vender, gerando uma renda adicional. No município de Jucati, mais de 50 sistemas foram implementados, por meio do Projeto Jucati Sustentável, realizado pela AVSI Brasil com investimento social da Fundação Banco do Brasil.

 




Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.