AVSI COMUNICA / Notícias

JOVENS DISCUTEM VIDA SOCIAL E PRIVACIDADE NAS REDES SOCIAIS

Alunos de Help Desk participaram de um bate papo em universidade com diretor da SaferNet
Publicada em 30/11/2018

Os jovens do curso profissionalizante em Help Desk do projeto Semente de Ciência participaram do Café Digital da UFBA, evento que promoveu discussão sobre Vida Social e Privacidade nas Redes Sociais, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador (BA), na manhã de ontem.

 

O evento promoveu um bate papo com Rodrigo Nejm, psicólogo, diretor de educação da SaferNet, referência nacional contra crimes e violações aos Direitos Humanos na Internet, e o teve o intuito de esclarecer sobre a exposição sem controle na internet e sobre os perigos e riscos que isso pode resultar, além de precauções para propiciar uma navegação mais segura na internet.

 

Caio Leandro Caminha, 21 anos, estudante da turma de Help Desk, demonstra bastante interesse sobre os assuntos debatidos. “Me interessei mais pela discussão sobre privacidade das redes sociais, pois como muitos vazamentos estão ocorrendo nas redes sociais, temos que ficar muito atentos com as informações trocadas que podem ser expostas e que podem prejudicar a carreira profissional”.

 

 

Visita à universidade

 

Para os jovens do projeto, a universidade federal é um ambiente novo, carregado de fascínio e expectativas. Acompanhados pelo professor Cássio Leal, responsável pela turma de Help Desk, eles aproveitaram para conhecer a Biblioteca Central da UFBA, que conta com um vasto acervo – aproximadamente 100.000 livros - e alguns pavilhões de aulas.

 

“Quando chegamos na UFBA, o olhar e a conversa entre os jovens eram ‘eu vou estudar aqui’. Caminhavam empolgados de estarem ali, mas, na minha opinião, a coisa mais bonita foi vê-los lendo na biblioteca e participando ativamente do evento, levantando questões muito pertinentes. O evento foi importante porque despertou e nos sacudiu para o modo como nos expomos na internet sem refletir sobre os frutos desse comportamento”, relata o professor Cássio.

 

Ao final, a visita resultou não somente na explicação de questões pertinentes à vida social, mas também serviu para incentivar os jovens a conhecer e se empenhar para o próximo passo: a formação superior.

 

 

Semente de Ciência

 

O projeto Semente de Ciência é desenvolvido pela AVSI Brasil, com o financiamento do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.