AVSI COMUNICA / Notícias

OFICINA DE AGROECOLOGIA ENSINA A FAZER COMPOSTAGEM ORGÂNICA

Além de ser um excelente fertilizante natural, o composto orgânico contribui para solucionar a problemática do lixo, já que grande parte dos resíduos gerados viram adubo
Publicada em 11/12/2018

 

Como parte da metodologia de aprender fazendo, hoje a primeira turma de agricultores do projeto Jucati Sustentável teve oportunidade de participar de um curso prático e de transformar o composto orgânico (esterco bovino, restos vegetais como palha de feijão, capim seco, folhas de árvores e cinzas de madeira) em adubo.

 

A compostagem orgânica além de usar materiais naturais e não agressivos ao meio ambiente ainda ajuda a destinar uma parte do que se tornaria lixo, uma das maiores problemáticas das zonas rurais . “É uma busca por conscientizar esses moradores que o lixo prejudica a maior mão de obra e fonte de renda deles que é a terra. Por meio do processo, eles passam a ficar mais atentos e cuidam mais do ambiente” conta Arley Silva, técnico agrícola do projeto Jucati Sustentável.

 

Com início na manhã dessa segunda (dia 10) no Sítio Neves, município de Jucati, a mesma oficina será realizada em outras duas oportunidades, para facilitar o acesso aos 52 beneficiários diretos da ação.

 

Quem participa ressalta o aproveitamento e a vontade de colocar em prática os ensinamentos, como conta Severina Jucicleide. “Foi muito bom, aprendemos muito com o professor Arley e relembramos o que já sabíamos, agora é fazer isso nas nossas terras”, afirma a agricultora.

 

São muitos os agricultores que fazem questão de participar das oportunidades geradas pelo projeto Jucati Sustentável, como é o caso de Erivane Alves. “Sempre que tem curso, oficinas, eu busco participar porque são oportunidades únicas que estão proporcionando para que a gente saiba cuidar da nossa terra”. Em referência ao processo de compostagem, ela acredita que “foi ótimo conhecer melhor esse método. São vários caminhos que podemos usar para temos uma boa adubação e poder colher bons frutos”, completou.

 

O projeto “Jucati Sustentável 2 - Bioágua, Agroecologia e Nutrição no Agreste de Pernambuco” prevê a implementação de 30 sistemas de Bioágua Familiar, além de 7 cisternas com assistência técnica voltada à agroecologia, contemplando ainda a promoção da educação alimentar, sanitária e ambiental junto a 400 alunos e 150 famílias. A iniciativa é executada pela AVSI Brasil, com investimento social da Fundação Banco do Brasil (FBB) e a parceria da prefeitura de Jucati.

 

 



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.