AVSI COMUNICA / Notícias

COMUNIDADE GUERREIRA ZEFERINA INAUGURA 2ª ETAPA DO CONJUNTO HABITACIONAL

Cerca de 130 imóveis serão entregues aos moradores da antiga Cidade de Plástico
Publicada em 30/01/2019

 

A comunidade Guerreira Zeferina, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, na Bahia comemorou a entrega da segunda etapa das unidades habitacionais. A construção dos 130 imóveis, realizada pela Prefeitura Municipal de Salvador, e as ações sociais em parceria com a AVSI Brasil proporcionaram um desenvolvimento significativo para a realidade vivida pelos moradores da comunidade.

 

Antes conhecida como Cidade de Plástico, a localidade era repleta de barracos de madeira e lona, sem saneamento básico ou energia elétrica segura. Agora, a comunidade conta com áreas de lazer e convivência, creche, apartamentos adaptados e um sistema de geração solar fotovoltaica de energia elétrica, em parceria com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba).

 

 

Ações sociais

 

As ações sociais desenvolvidas pela AVSI Brasil por meio do projeto Guerreira Zeferina permitiram uma maior proximidade com os moradores e suas particularidades.

 

“Vou receber meu apartamento na segunda etapa e a equipe do projeto sempre foi muito atenciosa comigo. Eu também participei de alguns cursos que me incentivaram a entrar no ramo da confeitaria e panificação, estou trabalhando como autônoma nessa área, aumentando a renda da minha família. Nós da comunidade passamos por muitas lutas, hoje vivemos outra realidade e a palavra que resume a minha relação com a AVSI é o acolhimento, eu me sinto acolhida pelo projeto Guerreira Zeferina”, conta Vanessa Correa, beneficiaria do projeto.

 

Na inauguração estava presente o prefeito ACM Neto, comemorando seu aniversário, e outros representantes de organizações envolvidas na iniciativa. “Vocês não imaginam como é gratificante ver o sorriso no rosto dos moradores da Guerreira Zeferina. Fui marcado profundamente pela situação em que as pessoas viviam aqui, fiz questão que toda a capital pudesse ver que ainda havia uma comunidade que era obrigada a viver nestas condições. A partir disso, levamos uma mensagem de renovação da esperança. Não há lugar nesta cidade que toque mais meu coração que o Subúrbio”, relata o prefeito.

 

As ações sociais continuam mesmo após a inauguração da segunda etapa dos apartamentos. Serão realizados: cursos de planejamento e orçamento doméstico; iniciativas de educação ambiental; oficina sobre gestão condominial com assessoria técnica para eleição do Conselho Consultivo (síndico e conselheiro); formação para as organizações da sociedade civil; escola de pais; apoio ao grupo gestor; e um vídeo documentário sobre a comunidade. Além disso, para capacitação profissional, já está sendo realizado um curso de panificação para 14 moradores.

 

O Guerreira Zeferina é um projeto da Prefeitura de Salvador realizado pela Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF), Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) e Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), sob coordenação da Casa Civil, com projeto social executado pela AVSI Brasil. A iniciativa conta com recursos do tesouro municipal.

 



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.