AVSI COMUNICA / Notícias

OFICINA SOBRE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS FORTALECE CONSUMO E VENDA CORRETA DE INSUMOS AGROECOLÓGICOS

Para garantir a qualidade das frutas, hortaliças agroecológicas e lácteos produzidos por agricultores familiares do Projeto Jucati Sustentável, uma nutricionista deu dicas sobre higienização, armazenamento e beneficiamento de alimentos
Publicada em 28/02/2019

 

Não basta produzir, é preciso saber como higienizar, beneficiar e guardar adequadamente os alimentos, seja para consumo ou para venda. Com esse objetivo, foi desenvolvida uma oficina de capacitação para agricultores familiares do Projeto Jucati Sustentável, na Associação do Sítio Buraco D’água, no município de Jucati (PE).

 

Realizada pela nutricionista Marília Vilaça, a ação trouxe conteúdos que vão desde a vestimenta adequada para se manusear alimentos, até a rotulagem de doces. “Montamos uma aula didática que gera um impacto na vida dos beneficiários. Você sabia, por exemplo, que os ovos não devem ser armazenados na porta da geladeira? As orientações dadas abordam a organização e higiene, reduzindo o risco de doenças transmitidas pelos alimentos, além de elevarem a qualidade dos insumos que vem sendo comercializados por este grupo agricultores”, conta a nutricionista.

 

Outro ponto destacado durante a oficina foi a importância de rotular os produtos que vão ser comercializados. “De forma geral, todos os beneficiamentos de alimentos são importantes, mas focamos nos insumos que eles produzem e vendem. Dessa forma, os agricultores podem padronizar a apresentação para o consumidor. Por isso, a rotulagem de alimentos, além de ser um dever da empresa, permite que o cliente se sinta mais seguro na compra” completou Vilaça.

 

Para a agricultora familiar Maria Aldenir, quem participa desses encontros não esconde a vontade de colocar em prática tudo o que foi ensinado. "Conseguimos aprender pontos que fazem parte do cotidiano, como lavar as mãos de forma correta. É importante ter esse conhecimento para poder cuidar de nós e do que produzimos”.

 

O projeto “Jucati Sustentável 2 - Bioágua, Agroecologia e Nutrição no Agreste de Pernambuco” prevê a implementação de 30 sistemas de Bioágua Familiar, além de 7 cisternas com assistência técnica voltada à agroecologia, contemplando ainda a promoção da educação alimentar, sanitária e ambiental junto a 400 alunos e 150 famílias. A iniciativa é executada pela AVSI Brasil, com investimento social da Fundação Banco do Brasil (FBB) e a parceria da prefeitura de Jucati.

 

Conheça aqui as dicas de como manipular e beneficiar corretamente alimentos.



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.