AVSI COMUNICA / Notícias

SEMENTE DE CIÊNCIA FORMA 250 JOVENS NA QUARTA TURMA DO PROJETO

No total, em 8 anos, a iniciativa capacitou 2.207 jovens em Salvador
Publicada em 11/04/2019

 

O projeto Semente de Ciência concluiu a 4ª turma de cursos de formação profissional com a cerimônia de certificação de 250 jovens no ginásio do Centro de Educação Desportiva e Profissionalizante (CEDEP) no final de março, em Salvador. Os jovens celebraram o encerramento deste ciclo com a entrega dos certificados de conclusão em um dos cursos profissionalizantes: Help Desk, Auxiliar Administrativo e Eletricista Predial. Na ocasião, os aprendizes concluintes também receberam seus certificados de Programa de Aprendizagem Profissional.

 

Acentuando o protagonismo dos jovens no projeto, como de costume, a cerimônia foi conduzida por dois mestres de cerimônia que foram alunos na iniciativa: Milena Cruz e Adson Gabriel dos Santos, que também receberam seus certificados.

 

Para representar a equipe de professores, Jacson Estrela, professor de Formação Humana, expressou o orgulho que sentia pela equipe e pelos alunos no encerramento deste ciclo. A professora Beatriz Andrade, responsável pelo acompanhamento dos aprendizes no programa de aprendizado, concordando com o colega, destacou sua satisfação com todo o processo conduzido pela equipe. “Ver os meus meninos, meus aprendizes recebendo o certificado de conclusão foi um sentimento de tamanha felicidade, de dever cumprido. Saber que construí um caminho muito bonito com eles, ver o desenvolvimento junto deles... nitidamente, vejo jovens que chegaram muito tímidos e agora são mestres de cerimônia da formatura, foram lá na frente e arrebentaram! Fiquei muito feliz mesmo!”.

 

Tamires Conceição, 23 anos, representante do curso de Auxiliar Administrativo diz que foi um dia muito importante. “Hoje foi um dia de reconhecimento por todos os meses que vivemos. Foi um momento de muita gratidão para mim, um momento também de saudade e despedida porque foi mais uma jornada da vida que se encerrou, mas ficaram grandes lembranças e também levo para minha vida grandes amizades que fiz no curso”.

 

Para Tamires e outros jovens, o curso foi um começo para novos caminhos. Eles levam mais do que a capacitação profissional. “A partir do momento em que tive contato com os profissionais e os professores do projeto, eu percebi que era um curso sério. Os profissionais muito qualificados, os professores muito atenciosos e dedicados ao ensino. Eu consegui aprender muito e isso me motivou a buscar mais conhecimento. Eu entrei no curso somente com a ideia de conseguir um emprego e saio com vontade, sonhos, idealizações. Então, para mim, foi muito enriquecedor”, conta a aluna.

 

Além dos alunos, familiares e professores, os parceiros da iniciativa prestigiaram o evento. Participaram o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins, representando o Governo do Estado, e a assessora responsável pelo Desenvolvimento de Projetos na Bahia, Joanna Orrico.

 

O gerente do projeto Semente de Ciência, Danillo Holzmann, lembrou os desafios da formação profissional para jovens, do trabalho da equipe e da alegria em ver a conclusão do projeto com resultados satisfatórios.

 

“Foi gratificante ver o trabalho concluído. A gente espera ter sido uma presença que de alguma forma ofereça aos meninos um outro lado da relação com o trabalho. Temos uma equipe muito especial, onde todo mundo lida com o trabalho de forma comprometida. Eu espero que, por terem tido contato com uma equipe assim, os jovens levem consigo esse aprendizado. Quando enfrentarem a experiência do trabalho lá fora, que eles possam responder ao mundo inspirados pelas pessoas que eles encontraram na formação”, concluiu o gerente.

 

Semente de Ciência

 

O projeto Semente de Ciência é desenvolvido pela AVSI Brasil, com o financiamento do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).

 

Os jovens concluintes da quarta turma encerram o segundo ciclo de realização do projeto, que formou, no total, 907 jovens no período de 2016 a 2019. No primeiro ciclo, de 2011 a 2015, 1.300 jovens foram formados em 5 turmas de cursos profissionalizantes.



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.