AVSI COMUNICA / Notícias

AGRICULTORES DO PROJETO JUCATI SUSTENTÁVEL PARTICIPAM DE SEMINÁRIO AGROFAMILIAR

A atividade foi promovida pelo Núcleo Agrofamiliar da Unidade Acadêmica de Garanhus, da Universidade Federal Rural de Pernambuco
Publicada em 22/05/2019

 

Os agricultores do projeto Jucati Sustentável e representantes da Associação Quintal Verde participaram, na última terça-feira (21), do Seminário Agrofamiliar - Segurança alimentar e Agroecologia: Do campo para a mesa, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A atividade foi promovida pelo Núcleo Agrofamiliar da Unidade Acadêmica de Garanhus, em parceria com a Rede Agreste de Agroecologia de Pernambuco (REAGRO).

 

Destacando a experiência do projeto Jucati Sustentável, a mesa de abertura do evento contou com a participação da consultora em construção e tecnologias sociais da AVSI Brasil em Pernambuco, Adriana Gouveia. Além disso, Marília Vilaça, nutricionista do projeto, ministrou uma oficina educativa sobre composição e qualidade dos alimentos industrializados e valorização da alimentação do campo.

 

“Apresentar este trabalho para que mais pessoas possam conhecer como funciona o sistema Bioágua, uma tecnologia que reaproveita a água já utilizada no consumo doméstico, é sempre uma alegria. É lindo ver o brilho nos olhos das pessoas se emocionando com a transformação de um cenário hostil em canteiros verdes e diversificados. A magia da transformação de um trabalho técnico bem executado com muito amor pelo social”, destaca Adriana.

 

Para a beneficiária e presidente da Associação Quintal Verde, Erivane Alves, o seminário tem sido uma oportunidade de mostrar a outras famílias o trabalho desenvolvido pelos agricultores junto com o projeto, fortalecendo e proporcionando uma troca de aprendizados.

 

“Foi uma experiência muito bacana porque eu participei da mesa de abertura, depois participei da mesa de conversa e da apresentação da Quintal Verde. Para mim, foi muita emoção ter falado e mostrado nosso trabalho, tudo que a gente vem desenvolvendo aqui em Jucati. O seminário abriu a nossa mente para pensar e discutir melhor o que vem acontecendo, além de nos motivar. Você vai buscar conhecimento, escutar outras pessoas e ganha experiências”, afirma Erivane.

 

Complementando a programação, houve também palestras sobre experiências e redes de promoção à agroecologia.

 



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.