AVSI COMUNICA / Notícias

AVSI BRASIL LANÇA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

O código integra o Programa de Compliance da organização e visa estabelecer orientações e princípios éticos para colaboradores e demais stakeholders
Publicada em 24/05/2019

 

A atenção a fatores como qualidade das iniciativas e projetos realizados, condições de trabalho dos colaboradores, disseminação dos princípios norteadores da organização e ações para o combate a práticas ilícitas contextualiza o cenário que motivou a AVSI Brasil a lançar o Programa de Compliance da instituição.

 

Integrado ao Programa, assume relevância o Código de Ética e Conduta da AVSI Brasil, que aborda diretrizes sobre a responsabilidade individual e coletiva, o respeito da dignidade do ser humano, a transparência, o profissionalismo e o respeito à ética e às leis.

 

“Entendemos que uma organização como a nossa precisa de orientações adequadas para o trabalho cotidiano. O Código de Ética e Conduta cumpre esse papel. Alinhamos as expectativas da organização às melhores práticas de convívio e preservação do bem comum”, afirma Fabrizio Pellicelli, diretor presidente da AVSI Brasil.

 

O Código de Ética e Conduta é destinado a todos os colaboradores da entidade (todos os empregados, membros do conselho diretivo, diretores, gerentes, coordenadores, agentes de campo e estagiários), independentemente de nível hierárquico ou localização geográfica e aos stakeholders da AVSI Brasil (ou seja, consultores, fornecedores, entidades sem fins lucrativos beneficiadas com apoio técnico ou financeiro da organização, doadores e financiadores – sejam governamentais ou não, além de empresas, agências da cooperação internacional e do sistema ONU.

 

Para a gerente de projetos, Aline Brito, a iniciativa auxilia não apenas na relação entre colaboradores, mas também com os beneficiários. “Achei a iniciativa excelente, porque norteia a nossa atuação levando em consideração os princípios da AVSI”.

 

Programa de Compliance

 

O Programa de Compliance representa um conjunto de procedimentos para o cumprimento de regras gerais, com orientações para a organização de todas as atividades. Desse modo, são atendidas as exigências legais, normativas e éticas, bem como as políticas da organização, envolvendo áreas de controles internos e gestão de riscos, entre outras. Portanto, trata-se de uma política interna importante para garantir o cumprimento de todas as regulamentações externas, além das regras internas da própria AVSI Brasil.

 

Outros sete produtos foram elaborados, integrando o Programa de Compliance, para aprofundar alguns tópicos já mencionados no Código de Ética e Conduta. São eles:

 

  • Política de Brindes e Presentes;
  • Política de Doações e Patrocínios;
  • Relações com o Setor Público;
  • Política de Contratação de Terceiros;
  • Política de Conflito de Interesse e Transações com Partes Relacionadas;
  • Política de Investigações;
  • Política de Consequências.

 

Canal de denúncias

 

Além disso, o Código de Ética e Conduta inclui um Canal de Denúncias exclusivo, gerenciado por uma empresa externa e especializada no assunto, com intuito de garantir o sigilo da identidade de quem realizar a denúncia, através do site www.ouvidordigital.com.br/avsibrasil ou do telefone 0800 892 5064.




Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.