AVSI COMUNICA / Notícias

TODO DIA É #DIAMUNDIALDOSREFUGIADOS

A AVSI atua com refugiados, imigrantes e migrantes para potencializar a resiliência e construir um futuro melhor juntos
Publicada em 20/06/2019

 

Em 2018, quase 70 milhões de pessoas em todo o mundo foram forçadas a fugir de suas casas por causa da guerra, violência e perseguição (ACNUR, junho de 2018). A Fundação AVSI está engajada nesta jornada com pessoas que se deslocam em todo o mundo todos os dias, porque estamos todos “sob o mesmo céu”.

 

A migração atravessa os continentes e nos aproxima. Por esta razão, a AVSI em todo o mundo caminha com refugiados, imigrantes e migrantes em todo o seu caminho de migração:

 

  • Nos países de origem, promovendo iniciativas empreendedoras e o protagonismo local, com vistas ao desenvolvimento de longo prazo, sempre apoiando a educação e as oportunidades de emprego como base para a convivência civil e como antídoto à radicalização;
  • Nos países de trânsito, enfrentando o desafio educacional para gerações de crianças em risco, não só em termos de acesso à escola, mas também de educação de qualidade; e criando oportunidades de trabalho decente para adultos, fazendo um melhor uso do capital humano;
  • Nos países de chegada, como na Europa, apoiando projetos de acolhimento que promovam a autonomia econômica e a integração social dos migrantes, especialmente a integração no mercado de trabalho.

 

As intervenções da AVSI junto às pessoas deslocadas acontecem em todo o mundo, na África, no Oriente Médio, na América Latina e na Europa.

 

República Democrática do Congo

Respondemos às necessidades de milhares de pessoas deslocadas, em deslocamento por causa da luta contínua. A AVSI ajuda essas famílias distribuindo itens essenciais, garantindo educação de qualidade para crianças e através de projetos de transferência de renda com financiamento do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e do ACNUR, a Agência da ONU para Refugiados.

 

Quênia

Trabalhamos com a população de refugiados em Dadaab com intervenções na educação e formação de professores, financiada pela União Europeia, PRM (Population, Refugees, and Migration, ACNUR.

 

Ruanda

Reforçarmos os sistemas de proteção infantil nos campos de refugiados em Ruanda com o UNICEF.

 

Uganda

Trabalhamos com os refugiados do Sudão do Sul em educação e proteção, com financiamento do ACNUR, UNICEF, Cooperação Italiana e UE; e também com refugiados congoleses e famílias ugandenses no distrito de Kamwenge (Uganda Ocidental), com financiamento da USAID Food for Peace. Essa intervenção é uma abordagem de graduação que combina fortalecimento econômico, meios de subsistência e nutrição.

 

Costa do Marfim

Lideramos vários projetos com o objetivo de aumentar a conscientização sobre os riscos relacionados à migração, a fim de evitar a movimentação irregular de requerentes de asilo e tráfico de seres humanos. Estas atividades recebem o apoio europeu através dos fundos FAMI e da Conferência do Bispos Italianos. Além disso, graças à parceria com a OIM e Caritas Tunísia, a AVSI está envolvida nos processos de Retorno Voluntário Assistido e Reintegração (AVRR).

 

Iraque

Levamos ajuda e primeiros socorros aos refugiados recém-chegados, apoiando a população deslocada em Erbil e os antigos habitantes do assentamento de refugiados. A AVSI trabalha na área educacional, garantindo um lugar seguro para crianças no jardim de infância em Qaraqosh e organizando cursos de inglês e ciência da computação.

 

Jordânia

Apoiamos programas para as comunidades palestinas e iraquianas, ofertando habitação decente e cursos de treinamento, mas também acolhendo refugiados sírios, com projetos de educação e treinamento. A AVSI também está envolvida na “Intervenção de reabilitação de infraestruturas verdes”, o programa de desenvolvimento urbano financiado por GIZ que fortalece a resiliência tanto dos refugiados sírios como da comunidade anfitriã.

 

Líbano

Implementamos projetos que apoiam muitas famílias sírias em 26 assentamentos informais de refugiados. As principais atividades concentram-se na educação e proteção da criança, mas também na formação de professores e no apoio psicossocial às famílias de crianças afetadas pelos traumas de guerra.

 

Síria

Com o projeto "Open Hospitals", reabilitamos três hospitais sem fins lucrativos para garantir tratamentos médicos gratuitos para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica na Síria. Também apoiando atividades para mulheres e crianças em Damasco e Alepo.

 

Brasil

Em parceria com a AVSI Brasil, contribuímos para a assistência de refugiados venezuelanos em abrigos geridos pela Agência da ONU para Refugiados. Apoiamos os venezuelanos no Brasil oferecendo ajuda na sua chegada aos centros de recepção e também com atividades para integrá-los através do trabalho, graças a uma parceria com empresas locais.

 

Confira aqui mais informações sobre a campanha para contribuir com esta iniciativa.

 

Equador

Trabalhamos com a população de refugiados da Colômbia e da Venezuela em Quito.

 

Itália

Acolhendo refugiados em várias regiões italianas, a AVSI oferece orientação e a possibilidade de aprender um emprego, com especial atenção para mulheres, crianças e indivíduos desacompanhados. Os projetos são implementados em parceiros diversos, como a Rede de Refugiados, cujo objetivo é aprimorar o conhecimento do processo de migração e do sistema de recepção; sensibilizamos as comunidades e empresas para o tema “migrantes e refugiados”; promovemos a criação de novas colaborações e iniciativas e gerimos projetos.

 

Leia a notícia completa no site da Fundação AVSI.

 




Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.