AVSI COMUNICA / Notícias

COMUNIDADE GUERREIRA ZEFERINA RECEBE CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS

Através de dinâmicas e discussões em grupo, as aulas buscam conscientizar as crianças sobre a preservação do local onde moram
Publicada em 25/06/2019

 

Abordando temas como recursos ambientais, água, lixo e resíduos sólidos, o curso de educação ambiental para crianças foi iniciado na comunidade Guerreira Zeferina, em Salvador. A ação é uma parceria da AVSI Brasil com a Prefeitura Municipal de Salvador, que financia o projeto Guerreira Zeferina.

 

Crianças de 5 a 13 anos participaram da primeira aula esta semana sobre leis, patrimônio e coletividade. O facilitador da atividade Davi Pereira e a produtora Juliana Viana trataram dos assuntos de maneira didática e criativa, através de vídeos, dinâmicas, grupo de conversas e momento de pintura.

 

“Usamos muitas imagens para não ficar algo maçante e muito vídeo trazendo algumas historinhas, alguns acontecimentos que tivessem relação com o tema. Eles viram como a gente depende de meio ambiente e um do outro”, afirma Davi Pereira.

 

Com o objetivo principal de oferecer noções básicas que auxiliem as crianças na compreensão da importância do meio ambiente, o curso acontece uma vez por semana, durante o período da tarde, no centro comunitário Guerreira Zeferina, localizado na comunidade.

 

Segundo Juliana Viana, produtora do curso, as aulas buscam ensinar conceitos que auxiliem as crianças a viver de forma harmoniosa não apenas dentro da comunidade, mas também fora dela. “Eles são muito participativos. Queremos que entendam o meio ambiente como um todo, que para muitos é só a parte da natureza, mas na verdade envolve tudo, desde as relações interpessoais e o cuidado com o ambiente que vivem, até o cuidado em outros lugares, quando eles saem daqui”.

 

Os adultos da comunidade também podem ter acesso ao curso. Foi montado uma turma pela manhã no qual os mesmos assuntos são passados para os moradores, enfatizando a convivência entre vizinhos e a relação com o meio ambiente.

 

Para Joyce Bastos, moradora da comunidade Guerreira Zeferina, o curso traz um conhecimento que pode ser multiplicado. “Eu achei o curso muito bom, nos ajuda a educar outras pessoas que não tiveram a oportunidade de participar. Acho importante, as aulas para as crianças, porque elas são o nosso futuro. Com as crianças sendo educadas, elas podem passar dentro de casa para os pais, para os coleguinhas da rua, os coleguinhas que elas convivem fora do condomínio. Essa é uma coisa que vai passando de geração em geração”, conclui a moradora.

 

Sobre o projeto

Guerreira Zeferina é uma comunidade localizada no subúrbio ferroviário de Salvador. O projeto de requalificação dessa área tem como financiadora a Prefeitura Municipal de Salvador, além de parceiros como Senai, Sebrae e a ONG Parque Social.

 

A AVSI Brasil atua no desenvolvimento da comunidade através de ações sociais complementares ao trabalho da prefeitura. As atividades são realizadas com o objetivo de promover o exercício da participação famílias para melhor qualidade de vida.

 

As ações sociais gerenciadas pela AVSI Brasil, se dividem 4 subgrupos, sendo eles: Guerreira Forte, Guerreira Atenta, Guerreira Sustentável e Guerreira Próspera.  O curso de educação ambiental para crianças integra o grupo do Guerreira Sustentável, que busca, por meio de suas atividades promover a elaboração de conceitos ambientais; discussão sobre a realidade local e a sensibilização e ação sobre a necessidade do homem estabelecer uma integração harmônica com a natureza.



Links relacionados

Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.