AVSI COMUNICA / Notícias

LÍDERES COMUNITÁRIOS PARTICIPAM DE CURSO PARA FORTALECER A ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA LOCAL

Realizado por meio do projeto Guerreira Zeferina, as aulas abordaram termas como gestão administrativa e financeira
Publicada em 25/06/2019

 

Com o intuito de fomentar o conhecimento de líderes comunitários do subúrbio ferroviário de Salvador, a equipe do projeto Guerreira Zeferina promoveu o curso de fortalecimento de lideranças e organizações comunitárias, durante 2 meses, com carga horária total de 120 horas. A ação é uma iniciativa da AVSI Brasil em parceria com o Parque Social e Prefeitura Municipal de Salvador.

 

A turma reuniu representantes de comunidades distintas, inclusive da comunidade Guerreira Zeferina, onde a AVSI Brasil atua com ações sociais para o projeto municipal de requalificação da área. As aulas aconteceram no Centro de Orientação a Família (COF).

 

Para Georgina Ferreira, uma das representantes da comunidade Guerreira Zeferina, além de aprender sobre questões teóricas, o curso possibilita a troca de conhecimento e experiências entre os líderes das diferentes comunidades. “Já sabemos algumas coisas, mas estamos aprendendo mais porque estamos em comunidade, em comunhão, com outros colegas de outras associações. Aprendemos um com o outro, é um reforço, uma comunicação, e eu acho isso muito bom”.

 

Sob orientações de diversos profissionais, as aulas abordam assuntos de gestão administrativa e financeira. São discutidos temas do dia-a-dia das comunidades, realizadas atividades práticas em grupos e exibição de vídeos e filmes que estimulem a participação dos alunos.

 

Para a economista e consultora de finanças Tânia Simões, que ministrou o módulo de gestão financeira, o curso oferece um conhecimento técnico essencial para uma comunidade, mas que muitas vezes não é levado a sério. “O nosso módulo traz muito o dia a dia da associação. Muitas vezes porque se trata de uma associação a gente imagina que não tenha procedimentos legais que precisamos estar atentos. A associação é como se fosse uma empresa realmente, mas com outra finalidade, não temos a finalidade de lucro, mas as obrigações legais e fiscais, todas precisam ser cumpridas”.

 

Aline Santos, moradora da comunidade Guerreira Zeferina, participou do curso não só por um interesse pessoal, mas também para auxiliar na sua função de tesoureira de um dos blocos do condomínio Guerreira Zeferina. “Estou adorando. O meu projeto era usar isso na minha vida, então, já que me tornei tesoureira, está sendo muito satisfatório. Eu queria que o curso se prolongasse mais, já estou ficando triste porque vai terminar”.

 

Sobre o projeto

Guerreira Zeferina é uma comunidade localizada no subúrbio ferroviário de Salvador. O projeto de requalificação dessa área tem como financiadora a Prefeitura Municipal de Salvador, além de parceiros como Senai, Sebrae e a ONG Parque Social.

 

A AVSI Brasil atua no desenvolvimento da comunidade através de ações sociais complementares ao trabalho da prefeitura. As atividades são realizadas com o objetivo de promover o exercício da participação famílias para melhor qualidade de vida.

 

As ações sociais gerenciadas pela AVSI Brasil, se dividem 4 subgrupos, sendo eles: Guerreira Forte, Guerreira Atenta, Guerreira Sustentável e Guerreira Próspera. O curso de O curso de para líderes comunitários integra o grupo do Guerreira Forte, que busca, por meio de suas atividades fortalecer a organização comunitária local e fomentar novas lideranças.



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.