AVSI COMUNICA / Notícias

DIA MUNDIAL DO REFUGIADO REÚNE CERCA DE 2,5 MIL PESSOAS EM BOA VISTA

O evento protagonizado pelos venezuelanos proporcionou atividades esportivas e culturais para refugiados de 4 abrigos do ACNUR geridos pela AVSI Brasil
Publicada em 04/07/2019

 

A crise humanitária da Venezuela traz, todos os dias, inúmeras pessoas em busca de uma vida melhor. Em Boa Vista, capital de Roraima, a AVSI Brasil gerencia quatro abrigos (Rondon I, II e III e São Vicente) que acolhem imigrantes do país vizinho.

 

Para celebrar o Dia Mundial do Refugiado, foi organizado pela AVSI Brasil em parceria com Visão Mundial, Pirilampos, Forças Armadas e ACNUR – a Agência da ONU para Refugiados – um evento que reuniu cerca de 2,5 mil venezuelanos residentes nos abrigos, no complexo esportivo Rondon III. A ação aconteceu durante todo o dia com diversas atividades de lazer. Pela manhã, ocorreram atividades esportivas como futebol, vôlei, kikingbol e xadrez. Já à tarde foi o momento de prestigiar apresentações culturais interpretadas pelos próprios refugiados, como poesias, danças e músicas.

 

Além da equipe AVSI Brasil, participaram a chefe do escritório do ACNUR em Boa Vista, Esther Benizri, o coordenador geral de abrigos da Força Tarefa Logística Humanitária, coronel Kanaan, e a presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB RR, Denise Calil. Brasileiros e moradores de Boa Vista também compareceram ao evento e puderam conhecer e vivenciar de perto um pouco sobre a cultura venezuelana.

 

Segundo Heli Mansur, gerente de projetos da AVSI Brasil em Boa Vista, “as apresentações culturais realizadas reafirmam que a imigração é um fenômeno que enriquece a cultura de um país, promovendo diversidade e fortalecendo a empatia”.

 

Mais do que celebrar o dia do refugiado, o evento fortaleceu a coragem e a determinação dos milhares de venezuelanos que se encontram abrigados na fronteira entre Venezuela e Brasil. “O dia todo se percebia a felicidade no rosto das pessoas. Eles foram, literalmente, os donos da festa”, afirma Heli Mansur.

 

A programação contou também com atividades dentro dos demais abrigos, entre elas, exposição fotográfica, oficinas artísticas, cinema, brincadeiras com crianças e palestras.

 

Operação Acolhida

Em parceria com o Alto Comissariados das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a AVSI Brasil realiza há 1 ano o gerenciamento de 4 centros de acolhida em Boa Vista, fortalecendo a participação de comitês e subgrupos, assegurando a distribuição igualitária de alimentos e produtos não alimentícios, além da realização de iniciativas como interiorização para o trabalho.

 

Com uma equipe de 32 profissionais e 12 estagiários, cerca de 2.800 refugiados venezuelanos são beneficiados diariamente nos abrigos geridos pela AVSI Brasil.



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.