AVSI COMUNICA / Notícias

JANTAR BENEFICENTE É REALIZADO NO RIO DE JANEIRO EM PROL DE VENEZUELANOS

O evento contribuiu para a campanha de integração e acompanhamento de venezuelanos no Brasil
Publicada em 10/07/2019

 

“Quando eu cheguei no Brasil, não vim com a intenção de viver da caridade de ninguém, mas eu precisava dessa "mão amiga", tanto para me ajudar com essa carga emocional, quanto para conseguir emprego, conseguir me comunicar, para seguir em frente com meus filhos e meu marido”, relatou a venezuelana Maria Gabriela Moreno para o público que prestigiou o jantar beneficente no Rio de Janeiro, na última quinta-feira. Cerca de 115 pessoas participaram do evento e assim contribuíram com recursos para o desenvolvimento do projeto “Bem-vindo: acolhida de imigrantes venezuelanos”.

 

O jantar foi realizado na cobertura do Consulado Geral da Itália na capital fluminense e contou com a presença de Paolo Miraglia Del Giudice, cônsul geral da Itália, que deu boas-vindas e demonstrou seu apoio à campanha. Fotos e histórias sobre os projetos da campanha “Sob o mesmo céu”, realizada pela Fundação AVSI na Itália, Síria, Brundi, Quênia e Brasil foram exibidas durante o encontro. Além disso, a música ao vivo do cantor Marko também fez parte da programação, apresentando um repertório especial para o tema.

 

A oficial de gestão de casos de proteção da AVSI Brasil em Roraima, Tassia Sodré, explicou aos convidados como funciona o projeto de acolhida aos imigrantes e como é o convívio no abrigo. Para ela, “o evento motivou as pessoas a refletir sobre como podemos ajudar os refugiados e solicitantes de refúgio no Brasil durante esse período desafiador de suas vidas”.

 

Para Adriana Monni, que participou do evento, o jantar foi uma oportunidade de entender sobre uma realidade que muitos não têm conhecimento. “Gostei muito da oportunidade de participar do jantar beneficente. Uma realidade que se tornou próxima e que pretendo acompanhar mais de perto, ajudando também quando possível”, acrescenta.

 

A noite foi encerrada com o depoimento da gestora da AVSI Brasil no Rio de Janeiro, Paola Gaggini, sobre o programa de interiorização e a apresentação do vídeo do recomeço na vida de uma família venezuelana na Bahia com a contribuição da organização e de uma empresa parceira.

 

“É muito importante que as pessoas se reúnam para realizar atividades que de alguma forma vão ajudar a participação dos imigrantes na sociedade. É necessário nos livrarmos dessa carga emocional que a crise nos dá para conseguirmos participar de um país em que vamos nos reinventar”, ressaltou a venezuelana Maria Gabriela.

 

O encontro organizado pela AVSI Brasil arrecadou o total de R$7.500,00 e contou com a gentileza de parceiros, como o restaurante Coltivi, especialista em comida italiana - que serviu entrada, prato principal e sobremesa, e Foodit, que comercializa uma série de produtos gastronômicos da Itália e ofereceu vinhos para o jantar.

 

 

Participe da campanha

 

Integrando a Campanha Sob o mesmo céu deste ano, o projeto Bem-vindo: Acolhida de imigrantes venezuelanos surgiu com o objetivo de oferecer aos refugiados a possibilidade de interiorização para trabalho, um caminho de integração em outras cidades do Brasil com oportunidade de emprego, através da articulação com empresas locais, além da infraestrutura inicial necessária para a acolhida nas novas cidades onde vão residir e o acompanhamento social para a integração.

 

Participe! Toda doação é bem-vinda.

 

Dados Bancários

Banco Itaú

Agência 5190

Conta corrente 65.100-9

Associação Voluntários para o Serviço internacional – Avsi Brasil

CNPJ 08.929.748/0001-85

 

Se precisar de mais informações, entre em contato: salvador@avsi.org.br ; ascom@avsi.org.br 



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.