AVSI COMUNICA / Notícias

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE HORTAS AGROECOLÓGICAS ESTIMULA GERAÇÃO DE RENDA PARA FAMÍLIAS NO INTERIOR DO GOIÁS

A iniciativa é uma parceria entre a AVSI Brasil e a Enel Distribuição Goiás, englobando o programa Luz Solidária da Enel.
Publicada em 15/08/2019

 

Buscando potencializar a produção e melhorar a qualidade de vida de pequenos produtores que vivem na zona rural de Goiás, foi desenvolvido o projeto Goiás Sustentável – implantação de hortas agroecológicas. Fruto de uma parceria entre a AVSI Brasil com a Enel Distribuição Goiás, o projeto faz parte do programa Luz Solidária Enel e proporciona, além da implementação de hortas nos terrenos das famílias beneficiadas, o acompanhamento e assistência às mesmas.

 

A partir de critérios de infraestrutura (disponibilidade de água e logística) e recursos humanos (mão de obra, interesse e necessidade), 30 famílias foram selecionadas para participar do projeto. Na primeira etapa, foi realizada uma formação nos municípios de Bela Vista e Hidrolândia, em que temas relacionados à sustentabilidade como adubação verde, compostagem, técnicas orgânicas e orientações foram abordados para dar seguimento à horta, tanto para consumo próprio como para comercialização. Também foi entregue a cada família um manual com instruções específicas originado a partir de estudos feitos com amostras dos solos de cada terreno.

 

A beneficária Nerilda Siqueira, afirma que já consegue lucrar com a venda do que é cultivado na plantação. "Coloquei uma plaquinha de “vende-se” no portão e agora toda hora tem alguém me chamando para comprar, o que mais procuram é coentro e cebola".

 

A segunda etapa do projeto contou com distribuição de mudas de alface, couve, pimenta e cenoura para as famílias, afim de enriquecer a variedade de alimentos cultivados. A utilização de técnicas sustentáveis também é fortalecida por meio do projeto, buscando valorizar o consumo de alimentos orgânicos e livres de agrotóxicos.

 

Nerilda Siqueira afirma que todos da casa consomem os alimentos plantados no seu quintal. “Para almoçar e jantar a gente pega algumas coisas da plantação mesmo. Acaba que comemos mais alface do que arroz ou carne e outras coisas. Tem uma menina aqui que está grávida e, por isso, é bom comer os nossos alimentos porque não tem veneno”.

 

Matheus Mendonça, colaborador da AVSI Brasil e especialista em temas agrícolas, afirma que o projeto ajuda a promover o desenvolvimento das pessoas, valorizando o papel da mulher e buscando que cada beneficiário consiga ter independência, produzindo seu próprio alimento e gerando renda.

 

A AVSI atua de forma presente em todas as etapas de desenvolvimento e realização, executando e proporcionando encontros, atividades e consultoria para as famílias beneficiadas. “Eu já plantava tudo aqui no quintal. O pessoal da AVSI sempre vem visitar para dar um apoio e nos ajudar com dicas de coisas que não sabemos”, conta Noélia Barbosa, que cuida da horta da família junto com o marido.

 

A partir do projeto Goiás Sustentável, contempla-se os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS): Fome zero e Agricultura Sustentável (2), Saúde e bem-estar (3), Igualdade de Gênero (5), Trabalho decente e crescimento econômico (8) e Consumo e produção responsáveis (12).



Links relacionados

Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.