AVSI COMUNICA / Notícias

CIRANDA EDUCATIVA TRANSFORMA HORTA EM SALA DE AULA NA ZONA RURAL DE CATU (BA)

Iniciativa da AVSI Brasil, com patrocínio da PetroRecôncavo, oferece educação integral para crianças através de aulas prática e teóricas sobre agricultura
Publicada em 24/09/2019

 

Quiabo, maxixe, pimentão. Com cuidado, Anderson vai colhendo os frutos da horta e colocando em uma bacia de cor azul. Anteriormente, ele e sua amiga Carlinha regaram parte dos legumes e das hortaliças, que ficam distribuídas entre canteiros feitos a partir de garrafas pet e pneus reciclados. Eles realmente sabem como tratar uma horta. Aos 5 e 6 anos, Anderson e Carlinha, respectivamente, possuem aulas práticas e teóricas sobre agricultura. Aprendem, entre outras coisas, como plantar, cuidar e colher.

 

Anderson e Carlinha são dois beneficiários do projeto Ciranda Educativa, desenvolvido pela AVSI Brasil com o intuito de contribuir para a oferta de educação integral de alunos moradores das comunidades rurais de Pedras, Veadinho e Flechas, localizadas no município de Catu (BA), por meio da oferta de atividades esportivas, cultivo de horta, educação ambiental e segurança alimentar.

 

O Ciranda Educativa atende crianças entre 4 a 6 anos e se propõe a fazer a manutenção de uma horta visando a valorização da atividade agrícola, educação ambiental e segurança alimentar. Além disso, o projeto promove mutirões para a avaliação nutricional e oficinas sobre alimentação saudáveis com alunos e os seus responsáveis.  

 

Utamaria Moreira é uma das colaboradoras da AVSI Brasil neste projeto. A técnica agrícola é a responsável por orientar as crianças durante os processos do cultivo dos vegetais. Utamaria conta que, no início, os alunos não sabiam lidar com o regador e outras ferramentas, o que é de se esperar diante das suas idades. No entanto, com o decorrer do tempo, elas aprenderam não apenas a utilizar as ferramentas, mas também a preparar e adubar a terra, entre outras atividades necessárias para o plantio. A colaboradora ainda reitera que “hoje as crianças levam uma alimentação saudável para as suas casas. Sabem plantar, colher e aprendem, com a horta, que é importante ter responsabilidade”.

 

A iniciativa, que começou as suas atividades no ano de 2018, conta com o patrocínio da PetroRecôncavo, por meio do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Catu, e possui o apoio da Prefeitura de Catu.

 

O Ciranda Educativa tem se mostrado importante também para a socialização das crianças, como conta a mãe de um dos beneficiários, Gleide de Souza. “Antigamente o meu filho era mais fechado, agora ele está mais solto, conversa mais, está mais aberto. Eu acho isso ótimo!”. Já Expedito Ferreira, pai de duas crianças gêmeas beneficiárias, relata que os seus filhos gostam bastante das atividades: “Eles chegam em casa falando ‘meu pai, a atividade hoje foi ótima’. Estão se sentindo muito bem no projeto e também estão aprendendo”.

 

A iniciativa acolhe, atualmente, cerca de 20 crianças. A produção da horta é repassada para os próprios alunos e para escolas públicas das comunidades atendidas. Afinal, nada mais justo do que os produtores mirins apreciarem os vegetais frescos e saborosos após a colheita.



Links relacionados

Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.