AVSI COMUNICA / Notícias

AVSI BRASIL INICIA PROJETO EM PARCERIA COM CRIANÇA ESPERANÇA

Jovem Aprendiz Pernambuco terá como objetivo principal inserir jovens no mercado de trabalho formal
Publicada em 28/01/2020

 

Com o objetivo de promover a inclusão e permanência de jovens pernambucanos, que vivem em situação de vulnerabilidade, no mercado de trabalho formal nasceu o Jovem Aprendiz Pernambuco. O novo projeto é gerenciado pela AVSI Brasil tendo como parceiro o Criança Esperança, iniciativa da Rede Globo com a UNESCO.

 

Através de formações sobre o mundo do trabalho, o projeto contribuirá para a qualificação profissional e o desenvolvimento de qualidades humanas de 80 jovens. Segundo a gerente geral da AVSI Brasil em Pernambuco, Ana Bianchi, esperam-se que ao final 50 beneficiários sejam inseridos no mercado de trabalho formal.

 

Poderão participar jovens de 18 a 24 anos da Região Metropolitana do Recife (RMR), em particular do município de Goiana. Atores sociais locais como empresas, entidades da sociedade civil e do poder público também serão articulados com o intuito de inserir os estudantes em programas de aprendizagem profissional e acompanhá-los durante todo o percurso.

 

 

Trabalho e Crescimento Econômico

 

Desde 1999, a AVSI Brasil realiza projetos de formação profissional e geração de renda, sendo reconhecida como entidade formadora de aprendizes pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

 

Por meio de cursos profissionalizantes e formação humana, a AVSI busca aperfeiçoar habilidades e competências que serão colocadas em prática no âmbito profissional e social do aluno. Na lista de projetos desse âmbito estão o Camaragibe Melhor em Pernambuco, Start para o Futuro e Semente de Ciência, ambos realizados em Salvador (BA).

 

De fevereiro de 2013 a janeiro de 2018, o projeto Camaragibe Melhor contribuiu para a redução da pobreza urbana e da vulnerabilidade socioeconômica dos moradores da Região Metropolitana do Recife. Ao todo 315 jovens saíram do projeto com formação para o mundo do trabalho, no qual 78% destes (244 jovens) participaram de programas de Aprendizagem.

 

Com 8 anos de execução, o projeto Semente de Ciência formou mais de 1000 jovens em turmas de cursos profissionalizantes diversos como Help Desk, Eletricista Predial, Pedreiro de Obras, entre outros. No total do primeiro ciclo, de 2011 a 2015, 1.300 jovens foram formados, já de 2016 a 2019, 907 jovens saíram do projeto com capacitação profissional.

 

O Start para o Futuro, no período de 12 meses, beneficiou diretamente 36 jovens, inserindo 22 deles no mercado de trabalho através do Programa de Aprendizagem da AVSI Brasil. Um deles foi Luiz Cláudio de Alcantra, que destacou a mudança de vida através do projeto. “Eu saí daqui totalmente diferente do que entrei, não apenas em conhecimentos técnicos, mas também em questões pessoais”.

 

Para além das formações profissionais, os beneficiários também recebem formação humana e comportamental que auxiliam no desenvolvimento pessoal, de modo que possam responder melhor a demandas sociais no contexto em que estão inseridos.

 

Realizar a formação pessoal, educacional e profissional de jovens contribui sensivelmente para que optem por uma realidade diferente do contexto onde muitas vezes estão inseridos - de vulnerabilidade social –, além de beneficiar grupos que incentivarão o desenvolvimento local de suas comunidades.



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.