AVSI COMUNICA / Notícias

PLATAFORMAS ONLINE SÃO ADOTADAS PARA PROMOVER CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Para continuar atuando durante o período de isolamento social sem prejudicar os beneficiários, os projetos adoram reuniões online e acompanhamento pelo WhatsApp
Publicada em 20/05/2020
Beneficiários e colaboradores se reúnem online para reunião da Rede Liderança

 

Devido a pandemia do novo coronavírus e as recomendações das autoridades de saúde de isolamento social, evitando aglomerações, as ações sociais tiveram que incorporar novos hábitos às rotinas. Visto que a grande maioria dos projetos da AVSI Brasil acontecem na rua e com interação direta com pessoas, a internet se tornou uma grande aliada para a continuação as atividades.

 

Nesse contexto, para continuar realizando as atividades, adaptações tiveram que ser tomadas como no caso dos projetos Enel Compartilha Empreendedorismo, MultiplicAtores e Enel Compartilha Liderança em Rede. As iniciativas realizadas em parceria com a Enel contam com um grupo específico de beneficiários, o que facilita a proximidade e mobilização das pessoas envolvidas.

 

O Enel Compartilha Liderança em Rede já utilizava grupos de WhatsApp com os beneficiários para estabelecer um canal direto de comunicação em relação às demandas das comunidades. Porém, na quarentena, o projeto que atua nos estados do Ceará, Goiás e Rio de Janeiro está utilizando este canal para compartilhar o conteúdo das reuniões mensais que não podem acontecer presencialmente. Agora, os grupos se transformaram também em um ambiente de troca de conhecimento.

 

Outro projeto que também já utilizava o WhatsApp é o Enel Compartilha Empreendedorismo. Através do aplicativo as equipes da AVSI Brasil fazem contato direto com os grupos produtivos do Rio de Janeiro e Ceará, porém, as reuniões mensais que aconteciam tiveram de ser adaptadas para videoconferências, através da plataforma Microsoft Teams.

 

“Essa nova modalidade com as plataformas online é um tanto desafiadora, porque o público-alvo do projeto são senhoras que tem pouco contato com esse tipo de tecnologia. Apesar disso, podemos notar um esforço da maioria para conseguirem participar das reuniões e esse esforço acaba sendo uma resposta muito gratificante para nós”, afirma a promotora social do projeto no Rio de Janeiro, Paolla Marins.

 

Voltado para a capacitação de jovens na entrada do mercado de trabalho, o projeto MultiplicAtores está realizando seus encontros semanais também por videoconferência. O analista de comunicação da AVSI Brasil, Luan Herdi, participou de algumas destas reuniões e conta que “na atividade que propomos em um encontro, precisávamos nos dividir em grupos para realizar a dinâmica. Desta forma, criamos algumas salas de videoconferência paralelas para que os grupos se dividissem durante a atividade e depois voltamos para a sala principal. Foi impressionante ver como tudo deu certo e a dedicação deles para cumprir a atividade. O mais legal é que, talvez sem perceber, os jovens estão se acostumando com esse tipo de ferramenta, o que já é um grande diferencial no mercado de trabalho”.

 

As atividades desenvolvidas remotamente são respostas para o cenário inédito vivenciado por causa da COVID-19, e estão sendo realizadas principalmente para não deixar os projetos parados e continuar promovendo o desenvolvimento das pessoas.



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.