AVSI COMUNICA / Notícias

ARQUITETOS E PLANEJADORES ATUAM EM PROJETO PARA REALIZAR MELHORIAS NAS áREAS URBANAS DE BOA VISTA (RR)

O programa “Scale-Up Urban 95 Boa Vista” mediante o desenvolvimento de uma Consultoria Arquitetônica realizou um extenso mapeamento dos equipamentos para a 1° Infância na cidade de Boa Vista, Roraima
Publicada em 08/10/2020

 

Desde o nascimento, até os seis anos de idade, as crianças têm mais capacidade de aprendizado. É nessa época da vida que se forma a base da sua estrutura cognitiva e, por essa razão, é importante que sejam estimuladas, através de interações com as pessoas e o meio em que vivem.

 

Através do programa “Scale-Up Urban 95 Boa Vista”, a AVSI Brasil presta uma assistência técnica por meio da execução da Consultoria Arquitetônica, que consiste em trabalhar com arquitetos, planejadores, engenheiros e gestores públicos municipais para desenvolver melhorias nas áreas urbanas do Município de Boa Vista (RR). A atuação abrange o apoio na implementação de estratégias de desenvolvimento, gestão de espaços livres públicos e sistemas de mobilidade urbana que possam dar suporte ao desenvolvimento do marco regulatório urbanístico da Primeira Infância.

 

“Os estudos técnicos visam oferecer propostas de instrumentos reguladores e ferramentas técnicas para apoiar o aumento da política pública voltada para crianças, gestantes e bebês, já em curso em Boa Vista, a qual nomeamos Primeira Infância. O objetivo do trabalho que está sendo realizado é apoiar os agentes públicos municipais na execução de estratégias de desenvolvimento e gestão destes espaços e compreender os elementos da política pública que possam dar suporte ao desenvolvimento do Marco Regulatório Urbanístico da Primeira Infância. Explica Gustavo Partezani, arquiteto encarregado da consultoria arquitetônica.

 

Na fase I do desenvolvimento da consultoria, foi feito um mapeamento sobre as escolas e seus respectivos raios de abrangência para entender se os trajetos percorridos pelos cuidadores e crianças está adequado, considerando suas necessidades. A distância utilizada para esta análise foi de 600m, valor que representa a distância a ser percorria com segurança e autonomia, em até 8 minutos de caminhada. Para creches, onde a distância a ser percorrida deveria ser ainda menor, se adotou o raio de 300m. Em seguida, foram executados os levantamentos dos abrigos de ônibus, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as Redes Hospitalares, além de todos os outros equipamentos de atendimento básicos que atendem a população.

 

Já na segunda fase, estão sendo realizados levantamentos e medições para construção de um diagnóstico da cidade. Além disso, a Prefeitura Municipal de Boa Vista solicitou que houvesse uma análise dos dados coletados para que fossem realizadas intervenções, que permitam o estimulo e o desenvolvimento da Primeira Infância, criando um impacto na mudança do uso dos espaços públicos e fornecendo segurança e conforto nas áreas de mobilidade urbana.

 

A Prefeitura Municipal de Boa Vista tem investindo em políticas públicas em benefício das crianças da cidade e seus arredores, promovendo o seu bem-estar e desenvolvimento integral. Em janeiro de 2018, a capital roraimense se tornou a “Cidade para as Crianças”, tendo reconhecimento sobre o excelente trabalho voltado para a Primeira Infância. Desde setembro de 2019, a AVSI Brasil atua em parceria com a Fundação Bernard van Leer e Fundação AVSI, desenvolvendo o programa “Scale-Up Urban 95 Boa Vista”, com objetivo criar oportunidades para as crianças, especialmente aquelas que vivem em situação de vulnerabilidade. O projeto investe em cuidado, carinho, afeto e amor, para que no futuro sejam adultos mais preparados emocional e psicologicamente.

 

O projeto também procura, com o apoio dos dados fornecidos pela execução da Consultoria Arquitetônica, a criação de uma lei que assegure a continuidade da política pública voltada para a Primeira Infância de Boa Vista. Por meio do engajamento da sociedade local, sensibilizamos quanto a importância de oferecer suporte nas áreas da saúde, educação e social.



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.