AVSI COMUNICA / Notícias

AMPLIE O SEU OLHAR: A ESPERANçA AO LADO DOS NECESSITADOS

Campanha Tendas 2020-21
Publicada em 14/12/2020

 

O outro pode nos infectar, ou talvez nós a ele. É uma estranha incerteza que respiramos todos os dias, durante esta pandemia que não nos dá trégua.

 

Em todos os lugares, há uma demanda para manter distâncias seguras para protegermos uns aos outros. Um convite tão forte que vai entrando em nossas fibras, quase a ponto de alimentar a tentação de nos fecharmos como um ouriço, de baixar o olhar quase inconscientemente, como se assim pudéssemos nos defender melhor.

 

É contra esta tentação desumanizante que a nova Campanha das Tendas se volta e soa como um lembrete: zelamos pela nossa segurança e a dos outros, mas não deixamos de olhar ao redor e nos abrir para nos deixar surpreender, para abraçar a realidade em toda a sua riqueza. Não perdemos a possibilidade - pela distração ou pelo medo de nos expor - de ver e ouvir aqueles gestos, palavras e testemunhos que nos provocam a uma consciência sempre nova do nosso ser no mundo.

 

Somente alargando o olhar podemos captar a necessidade dos que nos rodeiam, vivendo uma solidariedade que se chama caridade e dá sentido ao nosso caminhar.

 

A campanha 2020-2021 da Fundação AVSI está decidida a tirar um novo impulso deste tempo inédito: é proposta como uma oportunidade de estar presente e ativo, ao lado de quem precisa ainda mais hoje do que em seus quase 50 anos de história. Quanto mais o tempo se torna desafiador, emergencial, mais se sente questionado quem trabalha pelo desenvolvimento centrado na dignidade da pessoa.

 

Essa expressão “ao lado de” é o que sustenta no nosso caminho: a ideia de uma proximidade respeitosa, mas de tecido resistente. Não é mensurável, porque é feita de uma nova relação. A sua consistência reside na relação pessoal que se estabelece entre um “eu” e um “tu”, na capacidade de nos reconhecermos, de nos ouvirmos até se colocarem à disposição, de agirmos para encontrar soluções. Tanto entre as pessoas que vivem na mesma cidade, como entre os que vivem de um extremo a outro do mundo, esse tipo de proximidade é possível, não para nas fronteiras, cruza quase se aproximando deles e abre para a esperança. Essa esperança que todos nós, rodeados de tantas incertezas, hoje fomentamos.

 

É claro que atualmente, com todas as regras que devemos respeitar, precisaremos de muita criatividade para inventar formas de nos mobilizarmos com segurança e arrecadar fundos para nossos projetos. O diálogo mútuo, o conhecimento dos projetos, a escuta das vozes de protagonistas dos projetos pelo mundo nos ajudarão.

 

 

Origem da campanha

 

A Campanha Tendas AVSI é uma campanha de sensibilização e arrecadação de fundos realizada graças ao envolvimento de 277 grupos de apoio compostos por mais de 3.000 voluntários.

 

Todos os anos, através da Campanha Tendas, a Fundação AVSI propõe um tema específico. A iniciativa nasceu no final da década de 1980 sob uma "tenda", daí o nome, montada por um grupo de voluntários na saída de um supermercado nos arredores de Milão para arrecadar fundos para amigos que trabalharam com a AVSI em vários países do hemisfério sul.

 

 

Conheça os projetos da Campanha deste ano:

 

 

 

Como participar

 

Você pode fazer uma doação individual ou uma arrecadação em grupo. Proponha a campanha para seu ciclo de amigos e familiares e realize a contribuição:

 

Banco Itaú

Agência 5190

Conta Corrente 65.100-9

CNPJ 08.929.748/0001-85

 

Ficou com alguma dúvida? Precisa de algum suporte para a divulgação? Entre em contato: ascom@avsi.org.br




Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.