AVSI COMUNICA / Notícias

FAMíLIAS DO SEMIáRIDO BAIANO RECEBEM CISTERNAS DE ARMAZENAMENTO DE áGUA

A iniciativa é do projeto Economia Circular: Cisternas para o Semiárido que atua em povoados da zona rural de Morro do Chapéu (BA)
Publicada em 15/01/2021

 

Com objetivo de promover o acesso a água para famílias do semiárido baiano, a AVSI Brasil, em parceria com a Enel Green Power e JAP METAIS, deu início ao projeto Economia Circular: Cisternas para o Semiárido no final de 2020.

 

Com três meses de execução, 35 famílias já foram beneficiadas com a construção e instalação de cisternas de placas com capacidade de 16.000 litros para captação de água de chuva. Os povoados beneficiados ficam localizados no município de Morro do Chapéu, na Bahia, área de influência direta do empreendimento do Complexo Eólico de Cristal e que sofre com a escassez de água devido ao clima seco e sem chuvas.

 

Por conta da pandemia, a metodologia de trabalho do projeto foi alterada, exigindo novas formas de atuação da equipe em campo, de modo a garantir a execução das atividades, sem interferir na qualidade das ações e consequentemente nos resultados finais. “Em outubro, nossa equipe junto com as equipes da Drumond Pertiga realizou as apresentações do projeto para as famílias e lideranças locais, o cadastramento social e a análise técnica. Em todas as atividades, foram realizados os procedimentos estabelecidos no protocolo de prevenção à COVID-19 com a aferição de temperatura, distanciamento social, uso obrigatório de máscaras e higienização dos materiais utilizados entre os colaboradores e os beneficiários”, conta a gerente de projetos, Marcele Andrade.

 

Proporcionando a integração dos beneficiários com o projeto, cada representante participou de uma capacitação prática com o objetivo de auxiliar na construção de suas respectivas cisternas. A atuação de um membro da família foi requisito obrigatório durante o processo de cadastramento no projeto. 

 

Encontros formativos com orientações sobre a instalação, funcionamento, manutenção e limpeza das cisternas seguem sendo realizados até o mês de fevereiro. Além disso, visando a prevenção contra a disseminação do coronavírus, as famílias tiveram acesso a orientações de como se protegerem e receberam doações de kits de prevenção com álcool em gel, máscaras de proteção e produtos de higiene pessoal e geral.



Links relacionados

Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.