Anuncio

Minas Gerais: jovens do projeto Árvore da Vida projetam veículos criativos para o futuro em oficina de desenho

Projeto é realizado na cidade de Betim, em Minas Gerais

Um ônibus-balão, um submarino que anda na terra, um carro produzido com materiais da floresta. Estes são alguns dos veículos imaginados e projetados por jovens do Jardim Teresópolis (Betim, MG) com o apoio da equipe de design da Stellantis. Uma parceria da AVSI Brasil e do grupo automotivo via programa de voluntariado, a Oficina de Desenho do Árvore da Vida é realizada desde 2019 e, neste semestre, os educandos do projeto puderam conceber um veículo do zero, inspirado em seus gostos e personagens favoritos. No último dia 3 de agosto, em evento de encerramento do semestre, no espaço do Árvore da Vida (Betim, MG), os adolescentes puderam apresentar seus trabalhos para os colegas e, também, para convidados especiais.

Entre os presentes no evento estava Peter Fassbender, o vice-presidente de Design para a América do Sul da Stellantis. Encantado com os projetos, o alemão, considerado o “pai” do Novo Uno, falou da importância de trabalhar com os jovens os infinitos caminhos que podem ser percorridos através da arte e da expectativa de um dia poder contar com algum educando em sua equipe. “A gente gosta de desenhar e a gente sabe o poder de um lápis, onde ele pode nos levar. Temos prazer em passar essa base adiante e mostrar as infinitas possibilidades que existem ao trabalhar com arte. O Design Center da Stellantis é exemplo disso e a gente espera que, um dia, um desses talentos aqui possa trabalhar com a gente lá”, disse Peter Fassbender.

O vice-presidente da multinacional ainda reforçou o caráter de trocas da oficina, que é uma via de mão dupla entre os voluntários e os educandos. “O nosso pessoal gosta de estar aqui, participar, passar um tempo com os meninos. Essa troca dos profissionais com os jovens tem duas vias e isso volta para a fábrica”, conclui o executivo.

Oficina de desenho 2023

Uma das responsáveis pelas oficinas é Valéria Santos, da equipe de Cores e Materiais do Design da Stellantis. A profissional contou um pouco do desenvolvimento das atividades que culminaram nas invenções apresentadas. Desde 2019, quando iniciou a Oficina de Desenho do Árvore da Vida, a equipe determina um percurso de aprendizado com temáticas diferentes para cada semestre, visando explorar a criatividade e trazer o engajamento dos jovens. “Dessa vez, um colega trouxe a ideia de propor aos educandos que eles criassem uma solução de mobilidade do zero. Entendemos que seria bastante desafiador, então tínhamos de pensar como que isso poderia ser divertido para eles, que não fosse algo muito técnico e específico. Assim, eles poderiam criar o veículo que quisessem a partir daquilo que eles gostam, como personagens de jogos e desenhos.”

Valéria Santos acredita que a proposta funcionou e os resultados foram bastante diversos entre si. “Com essa abertura, acabou que as ideias e seu desenvolvimento foram bem criativos. Foi muito legal ver e acompanhar o processo deles, com a gente mostrando algumas coisas, incentivando e instigando”, disse a designer e oficineira. Ao final, seis projetos foram apresentados pelos grupos, com propostas bastante inventivas que envolviam carros, submarinos, motocicletas, ônibus e trailers.

Cauã Ítalo é um dos responsáveis pelo desenvolvimento do “Wumpa Kart — o carro construído com materiais da floresta, inspirado no clássico dos videogames, Crash Bandicoot. O educando do Árvore da Vida, falou dos aprendizados desse processo criativo. “Criar um carro não é muito fácil, porque ele é um ele é uma coisa enorme. É tipo um quadrado gigante e você tem que separar as coisas, como as rodas, para poder fazer o projeto”, disse Cauã. Dessa compreensão da separação do todo de um carro, o jovem logo entendeu a parte que mais gostaria de se ater nesse processo. “Na hora do desenvolvimento você tem que escolher a parte que mais gosta. Eu escolhi as rodas, você pode fazer vários tipos de roda, o tamanho que quiser, o design que quiser, foi muito legal.”

Arte por toda parte

O evento do dia 3 de agosto também serviu como lançamento do produto final do segundo semestre da Oficina de Desenho 2022. Naquela ocasião, os educandos realizaram propostas artísticas para uma parede da área de convivência do Espaço Colheita, o coworking social do Árvore da Vida, que é fruto de um projeto em parceria com a Stellantis e Fundação Banco do Brasil.

No último dia 20 de julho, os educandos e a equipe de voluntários realizaram a pintura do local a partir da arte vencedora do concurso interno. A execução do trabalho contou com a ajuda do artista Eden Oliveira, mais conhecido como Sabão. Grafiteiro e multi-artista, Sabão é cria do Jardim Teresópolis e, também, do Árvore da Vida.


“Foi uma experiência ímpar participar da pintura aqui do espaço. Até porque eu também já fui educando, há uns 15 anos, lá atrás. Basicamente vi o Árvore da Vida nascer. Agora, pude contribuir nesse auxílio aos educandos, mas o mérito é todo deles”, conta Sabão sobre o processo de pintura da parede. Assim como o executivo da Stellantis, Sabão também sonha com o futuro desses jovens, que levem a arte, o grafite, sempre adiante. “Vejo essa galera empenhada, focada, gostando do que faz aqui no Árvore da Vida e o resultado está aí. Eu  espero que eles sejam multiplicadores, também.”

O projeto

O Árvore da Vida é um projeto executado pela AVSI Brasil, com o investimento social do grupo Stellantis e da Fundação Banco do Brasil. A iniciativa conta com oficinas de Canto Coral e Formação Humana para jovens do bairro Jardim Teresópolis (Betim, MG). Ainda, o projeto possui uma ala voltada ao fortalecimento comunitário, que inaugurou o primeiro coworking social de Betim e apoia diversos projetos de lideranças locais, com capacitação e financiamento.