As “Olimpíadas Tuaronoko”, iniciativa promovida no abrigo indígena Waraotuma a Tuaronoko, localizado em Boa Vista — Roraima, reuniu mais de 150 participantes, promovendo a integração comunitária e o fortalecimento da relação entre as mais de 5 etnias presentes do espaço de acolhimento.
Organizado pelas equipes de proteção de base comunitária e pelo projeto KLABU, o dia contou com competições em modalidades como futebol, vôlei, crossfit, tênis de mesa e cabo de guerra. As partidas misturaram emoção, trabalho em equipe e muita animação.
Os vencedores foram premiados com uma sessão de cinema especial, reforçando o espírito de celebração e união. Além das competições, o evento destacou a importância do esporte como ferramenta para criar laços sociais e culturais.
O oficial de Proteção de Base Comunitária, Marvin Edwards, explica que o objetivo foi proporcionar um dia de lazer e fomentar uma maior integração entre as etnias. A parceria com a KLABU e o Instituto Pirilampos foi essencial para o sucesso da atividade.
“Conseguimos ter uma forte presença tanto de homens quanto de mulheres. Além de envolver boa parte da comunidade no dia do evento. O encontro surge, antes de tudo, de um desejo da própria comunidade, que esteve bem engajada durante todo o processo”, destacou o oficial.
A ação foi implementada pela equipe de proteção de base comunitária, da AVSI Brasil, garantindo a segurança e o sucesso das atividades. O projeto é fruto de parcerias com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Força-Tarefa Logística-Humanitária e Ministério de Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), fortalecendo a gestão de abrigos e ações comunitárias.
Para a equipe, o Dia da Comunidade foi mais do que uma celebração esportiva, foi uma oportunidade de promover a integração entre os jovens e reforçar laços culturais e sociais.
O senhor Hermes Zapata, voluntário da KLABU e narrador oficial das partidas de futebol durante o evento, destacou a emoção de vivenciar cada momento das competições:
“Olha, foi emocionante demais narrar as partidas de futebol. Vi o empenho, a garra e a alegria da comunidade. Cada gol, cada defesa, cada jogada, tudo foi uma demonstração de união e espírito esportivo. Eu me sinto honrado de fazer parte desse projeto e desse abrigo”, completou Hermes.