O programa Piá (Programa de Iniciação Artística) é um projeto da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo com parceria da Secretaria Municipal de Educação, que tem como objetivo, democratizar o acesso de crianças e adolescentes a bens culturais e artísticos, contribuindo para a construção da cidadania cultural, além de promover a sociabilidade e a integração da criança e adolescente na família, comunidade, na escola e em outros espaços públicos e propiciar experiências e aprendizados multiculturais para as crianças atendidas.
Atualmente, a Vila Reencontro Anhangabaú conta com cerca de 40 crianças e adolescentes com idade entre 4 e 14 anos, todas devidamente matriculadas em escolas de ensino fundamental. As atividades do PIÁ ocorrem todas as terças e quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, com o intuito de atender as crianças fora do horário escolar. Aquelas que estudam pela manhã participam das atividades à tarde, enquanto as que estudam à tarde participam pela manhã. As atividades incluem oficinas de desenho, pintura, brincadeiras lúdicas, dança, musicalidade, bem como atividades interativas, como cirandas, pula-corda e pega-pega.
Além disso, o projeto permite que as crianças tragam suas brincadeiras ou atividades favoritas para compartilhar durante as oficinas, o que estimula sua autonomia, capacidade de fazer escolhas, tomar decisões e ter iniciativa. Desse modo, elas se sentem cada vez mais integradas ao espaço em que vivem. Selva Manaós, artista circense e pessoa educadora do Programa Piá, destaca a importância das atividades na Vila Reencontro, que promovem a reintegração das crianças e suas famílias à comunidade local. Selva afirma que a interação das crianças da Vila Reencontro com outras crianças, por meio de brincadeiras coletivas, únicas e espontâneas, é essencial para o desenvolvimento delas.
Além das atividades na Vila, o projeto oferece também oportunidades de participação em eventos externos, como espetáculos, museus, teatros e atividades em praças da região. Isso faz com que as crianças se sintam pertencentes ao local em que vivem, fortalecendo o sentimento de comunidade e proporcionando acesso a atividades culturais, tornando o tempo fora da escola mais enriquecedor. O Programa Vila Reencontro é uma iniciativa da Prefeitura Municipal da cidade de São Paulo, pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social em parceria com AVSI Brasil, que faz a gestão das Vilas Reencontro Unidades Cruzeiro do Sul I e Anhangabaú. Seu objetivo principal é oferecer acolhimento e contribuir para o desenvolvimento das famílias beneficiárias, apoiando a reconstrução da autonomia e independência, além de promover uma saída qualificada da situação de vulnerabilidade