Famílias atendidas pelo projeto Além das Enchentes, em Pernambuco, participaram de uma oficina de Chá ‘Terapia’, que teve como objetivo conscientizá-las sobre os benefícios de produtos naturais e de plantas que podem ser encontradas no quintal das suas casas.
A atividade, realizada pela AVSI Brasil em parceria com Núcleo de Apoio e Atenção a Família (NASF), da cidade de Goiana, atendeu 30 famílias, que já fazem parte dos grupos terapêuticos e atendimentos individuais disponibilizados pelo projeto.
“Ressaltamos que a ideia não é que os chás substituam os fármacos, mas que sejam utilizados como práticas integrativas. Além de despertar a atenção dessas pessoas para que evitem o consumo de medicamentos para pequenas queixas”, pontuou Tatiana Belo, coordenadora da iniciativa Além das Enchentes (PE).
A iniciativa surgiu a partir de relatos de beneficiários registrados durante os atendimentos individuais e nas reuniões dos grupos terapêuticos. Durante a realização da ação ‘Chá como Terapia’, foi explicado a propriedade de cada planta, a forma correta de higienização, o corte certo para realização, preparo e consumo da erva medicinal.
“Trazer a utilização de produtos naturais a nível de tratamento, principalmente de espécies encontradas no quintal de suas casas é uma alternativa junto com atendimento psicoterápico e também alopático, dependendo do caso, no combate as doenças que envolvem tanto o físico como o mental, pode ser considerado uma alternativa, explicou a psicóloga, Aureni Braz.
Ao longo dos sete meses dos atendimentos psicológicos, os profissionais do projeto notaram alta demanda no número de famílias e beneficiários atendidos que relatam sofrer crises de ansiedade, insônia, estresse, hipertensão, diabetes, bem como um histórico de automedicação com ansiolíticos, antidepressivos, anti-hipertensivos e outros fármacos.