Projeto ofereceu formação profissional e humana para ex-funcionários da Ferbasa e moradores de Araçás (BA)
O projeto de capacitação para pintor que formou ex-funcionários da Ferbasa (Companhia de Ferro Ligas da Bahia) finalizou as aulas esta semana, em Araçás (BA). Na ocasião, 24 alunos relembraram as experiências vividas durante o curso nos últimos sete meses e encerraram esse ciclo com muita cor e gratidão.
“Finalizamos o processo de capacitação extremamente satisfeitos com a ascensão desses alunos que estão saindo do projeto conscientes de suas responsabilidades com a sociedade e também consigo próprios, além de pintores qualificados”, conta Eduardo Visco, gerente que compõe a equipe do projeto.
Para a última aula, o professor de Formação Humana preparou uma atividade na margem do lago Mato Verde, próximo à cidade de Araçás. A dinâmica com tinta em pó colorida fez alusão à ideia de que antes eles tinham menos perspectiva de futuro e hoje estão repletos de cor, conhecimento e motivação.
Os alunos viveram uma imersão em novidades e conhecimentos. “Esse curso foi muito importante para nós, uma nova experiência e já estamos com saudade”, conta Hemerson Santos. “Aprendemos a pintura, a arte de dar vida aos ambientes e, além disso, aprendemos a desenvolver e valorizar nossas habilidades”, reforça José Almeida. “O professor Israel Rufino sempre trazia novas formas de ensinar e nos fazia refletir sobra nossas vidas tanto como profissionais quanto como seres humanos”, finaliza Evanildo Santos.
Contexto
Quando surgiu a necessidade de reduzir seu quadro de funcionário, a Ferbasa decidiu amparar e qualificar os ex-colaboradores em uma área de demanda local: Pintura de obras. O objetivo foi oferecer uma alternativa para que os moradores buscassem o próprio sustento de maneira autônoma, mas não apenas isso. Junto com a AVSI Brasil, a iniciativa formou seres humanos mais conscientes de suas qualidades, aptidões e importância na sociedade.
No total, o curso contou com três módulos: capacitação profissional em Pintor de Obras, ministrado pelo SENAI; Empreendedorismo, oferecido pelo SEBRAE, que gerou conhecimento acerca de como gerir o próprio negócio; e Formação Humana, ministrado pela AVSI Brasil, que ressaltou conceitos como a capacidade de enfrentar adversidades e ser fortalecido por experiências desse tipo, além de temas como relação interpessoal, gestão de carreira e projeto de vida.