Anuncio

Presidente de cooperativa mineira vence prêmio Mulheres Notáveis

Iniciativa reconhece trabalho de mulheres que se destacam em suas áreas de atuação

Aos 55 anos, Iracema Pereira Costa Salgado ocupa pela terceira vez o cargo de presidente da Cooperárvore – cooperativa social do programa Árvore da Vida. Tal responsabilidade é resultado da confiança e admiração que ela conquistou dos colegas ao longo dos últimos 11 anos. Mas chegar até aqui não foi fácil. Nesse tempo, ela aprendeu a costurar, ajudou os filhos a se formarem e começarem a trabalhar e ainda voltou a estudar. É essa história de superação e de muito trabalho que rendeu à Iracema o título de Mulher Notável 2015. No dia 4 de dezembro, ela participou da cerimônia de premiação no Automóvel Clube de Minas Gerais, em Belo Horizonte, e recebeu o troféu no segmento Empreendedorismo Social.

Iracema ficou muito feliz e emocionada com a conquistas, mas fez questão de dividir o prêmio com os colegas de trabalho. “É muito gratificante receber uma homenagem como essa. Mas esse prêmio não é só meu. É de todos os cooperados e moradores do Jardim Teresópolis.”

O prêmio é concedido pela Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais e contemplou outras 12 mulheres nas áreas de Comércio, Comunicação, Cultura, Economia Criativa, Educação, Gestão Empresarial, Gestão Pública, Indústria, Saúde e Bem Estar, Tecnologia, Jovem Mulher Notável e Hors Concours.

Exemplo

Iracema Pereira vive no Jardim Teresópolis, bairro de Betim (MG), há 35 anos. Aos 25, quando engravidou pela primeira vez, ela trabalhava em Contagem (MG), cidade vizinha à Betim, mas diante das dificuldades se viu obrigada a deixar o emprego e passou a se dedicar integralmente à casa e à família. Porém, sempre quis algo mais.

A mudança de vida começou quando Iracema ouviu um aviso na igreja da comunidade de que seria oferecida formação para crianças e jovens que ela logo levou seus filhos para participarem. Não demorou muito para surgir uma oportunidade de capacitação para ela também. Iracema foi da primeira turma de Corte e Costura, curso oferecido em 2004, ano de fundação do Árvore da Vida na comunidade do Jardim Teresópolis. Ela nunca havia costurado antes, mas tinha o desejo de aprender. Na época, ela passava dificuldades em casa, com o marido doente, mas não perdeu um dia de curso.

Dois anos depois, em 2006, ela ajudou a fundar a Cooperárvore, juntando 23 mulheres para dar vida ao negócio que traria trabalho e renda para moradoras da região. A cooperativa social produz peças a partir do reaproveitamento de materiais da produção de carros da Fiat, como aparas de cinto de segurança e tecidos automotivos. Desde 2006, quando foi criada, a Cooperárvore já produziu mais de 233 mil peças e 24 toneladas de materiais já foram reaproveitados. Nesse período, Iracema também já fez a cursos de capacitação nas áreas de relações humanas, cooperativismo, informática e empreendedorismo.