Anuncio

Processo eleitoral é tema de encontro em Camaragibe (PE)

No total, foram realizados 20 encontros formativos com as organizações da sociedade civil locais

Processo eleitoral, seus atores e o exercício do voto. Esse foi o tema do 20º e último Encontro Formativo do projeto Camaragibe Melhor. O debate reuniu representantes do governo municipal, estadual, da sociedade civil e dos jovens aprendizes participantes do projeto e foi realizado no dia 29 de março, no auditório da prefeitura do município de Camaragibe (PE).

O tema teve como mediador o secretário da diretoria da Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco, Sr. Eduardo Japiassu, que, através de exemplos cotidianos, apontou a importância de cada cidadão ter um ideal, um sonho e seguir os seus princípios para escolher representantes através do voto, o que, para ele, é a única maneira de garantir direitos de modo legítimo. “É preciso ter ética, responsabilidade, respeito, honestidade e compromisso com o que sonhamos”, ressalta.

Durante a apresentação, os jovens aprendizes tiveram a oportunidade de conhecer o Projeto Eleitor do Futuro da Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco. A iniciativa tem como finalidade ampliar, capacitar e mobilizar o contingente de jovens e futuros eleitores do estado ao exercício livre e consciente do direito de votar. Além disso, o palestrante também realizou uma simulação de votação com a urna eletrônica e os participantes do encontro.

Para Fernanda Wanderley, o encontro foi muito proveitoso, esclarecedor, atraente e envolveu a todos os participantes. “A forma didática com que Eduardo apresentou este tema de grande relevância trouxe bastante compressão e certamente contribuirá para o desenvolvimento pessoal de todos os participantes”, avaliou.

Durante o projeto, o diálogo entre a sociedade civil e os representantes governamentais foi a base dos Encontros Formativos.  O debate sobre o Processo eleitoral, seus atores e o exercício do voto fecha um ciclo de discussão e coloca o voto como ferramenta fundamental para o exercício da cidadania e da democracia. Para Japiassu, esse espaço é importante para se abrir as perspectivas de empoderamento social sobre seus direitos e deveres institucionais perante o exercício do voto.

No total, foram realizados no âmbito do projeto Camaragibe Melhor 20 encontros com o objetivo de fortalecer instituições sociais do município e potencializar suas ações no território. Desenvolvimento urbano e segurança, promoção dos direitos da pessoa com deficiência, envelhecimento ativo educação infantil, violência de gênero e saúde mental foram alguns dos temas debatidos.

O Camaragibe Melhor é uma iniciativa realizada pela AVSI Brasil, com o financiamento da União Europeia, em parceria com a Prefeitura de Camaragibe e o Governo do Estado de Pernambuco.