Através do projeto Vozes Daqui, 20 educadores estão recebendo uma capacitação especial ministrada pelo professor Jayse Ferreira. Os professores e gestores são participantes da segunda fase do projeto que iniciou em dezembro e contempla a Escola Municipal Lourenço Albuquerque Gadelha, na comunidade de Flexeiras, e as Escolas Municipal Manoel Borba e IV Centenário, todas no município de Goiana (PE).
As capacitações, que estão acontecendo de modo online, tem carga horária de 16 horas e foram divididas em 8 encontros que abordarão a temática de aproximação entre aluno e professor e o protagonismo juvenil. A metodologia adotada para tratar os assuntos foi a de pedagogia de projetos que inclui o ensino através da experiência. “Quando a escola propõe uma abordagem baseada em projetos, incentiva uma visão interdisciplinar do conhecimento, além de estimular o aprendizado por meio da experiência e o desenvolvimento da autonomia de seus alunos. Neste curso com o professor Jayse Ferreira, os participantes conhecerão todo o passo a passo de dois projetos premiados no Brasil e internacionalmente”, conta a coordenadora do projeto, Tatiana Belo.
Segundo a professora Rozineide da Silva, a capacitação veio para somar experiência na sua profissão: “minha dificuldade é colocar no papel as ideias e creio que essa formação vai me ajudar nesse sentido. Estou grata, pois sei que vai acrescentar muito no que gosto de fazer”.
Já o professor que está ministrando as aulas, Jayse Ferreira, contou que não esperava uma recepção tão positiva pelos dos colegas professores: “Fiquei muito impressionado com a participação e as interações entre os professores e os gestores, principalmente nessa reta final de um ano tão desafiador. O curso tem essa pretensão de levar os educadores a repensarem suas práticas pedagógicas focadas no aluno e, em especial, na comunidade onde suas escolas estão inseridas”.
A ação está sendo realizada pela AVSI Brasil com o apoio dos parceiros do Projeto FCA/Jeep, Fundação Banco do Brasil e prefeitura municipal de Goiana, por meio da Secretaria de Educação.