Cento e vinte crianças e adolescentes, residentes das comunidades do Baldo do Rio e Impoeira, atendidos pelo projeto Além das Enchentes iniciaram as aulas teóricas-práticas de cinco oficinas de Desenho e Graffiti, na cidade de Goiana.
As oficinas têm como finalidade ampliar o desenvolvimento integral desse público, por meio de ações recreativas, educacionais, construtivas e criativas. A ideia é que com as oficinas elas possam expressar sua visão de mundo e emoções, ressignificando experiências traumáticas como a das enchentes e contribuindo para o embelezamento do Espaço Amigo da Criança, onde acontecem as aulas.
Ao longo das oficinas – que seguem até o dia 2 de junho, deverão ser realizados desenhos junto com as crianças para que possam ser transformados em quadros, além de pintura/grafitagem da fachada, portão e paredes.
“O objetivo é que através das atividades recreativas e nas oficinas de desenho, as crianças e adolescentes possam dar um novo significado às experiências ocorridas com enchentes, fortalecer os vínculos com a comunidade e sintam-se seguros. Que no Espaço Amigo da criança, no Serviço de Convivência de fortalecimento de vínculos (SCFV) Baldo do Rio, os beneficiários sintam-se acolhidos e representados por meio de suas expressões artísticas”, destacou Tatiana Belo, coordenadora do projeto Além das Enchentes.
O projeto
O trabalho se insere no âmbito de um projeto de resposta de médio prazo à emergência humanitária, com foco nas enchentes ocorridas em Pernambuco, em maio e junho de 2022, para trabalhar especificamente no município de Goiana (PE).
Neste sentido, a AVSI Brasil desenvolve com junto com Center for Disaster Philanthropy (“CDP”), e em parceria com a Prefeitura municipal de Goiana, por meio da Secretaria de Políticas Sociais (OSCs) e com Fórum de Desenvolvimento de Goiana, o Projeto Além das Enchentes, uma iniciativa de resposta para as inundações e suas consequências de perdas materiais, humanas e traumas soco emocionais de crianças e suas famílias.
O objetivo do Projeto é apoiar crianças e famílias vulneráveis da cidade de Goiana (PE) afetadas pelas enchentes, proporcionando um ambiente seguro, prestando serviços de apoio socioemocional e mental, além de contribuir para condições de vida digna destas famílias.