O Fórum de Aprendizagem Profissional de Pernambuco (FORAP) promoveu a III Feira de Aprendizagem Profissional cujo tema refere-se ao cumprimento alternativo da cota de aprendizagem. A AVSI Brasil, como instituição parceira do FORAP, esteve presente no evento e expôs a atuação do projeto Jovem Aprendiz Camaragibe Melhor com a participação dos jovens que ainda aguardam oportunidade de inserção no mercado de trabalho.
A feira aconteceu no Cento de Convenções de Pernambuco e contou com palestras voltadas aos tipos de contratação de aprendizes, a importância da aprendizagem para os jovens em situação de vulnerabilidade social, esclarecimento sobre o cumprimento da cota alternativa de aprendizagem, entre outros.
Para Simone Brasil, auditora fiscal do trabalho e presidente do FORAP, o jovem aprendiz trata-se de “um contrato especial, temporário, que dá a garantia de todos os direitos trabalhistas previdenciários para o jovem. É uma qualificação digna e formal”.
Podem ser aprendizes os jovens com idade entre 14 a 24 anos e o contrato de trabalho tem duração até 24 meses. Atividades teóricas e práticas são implementadas a rotina de aprendizagem desses jovens para que eles, posteriormente, sejam contratados pelas empresas.
Camaragibe Melhor
O projeto Camaragibe Melhor é uma realização da Fundação AVSI e da AVSI Brasil, com financiamento da União Europeia e parceria com o Governo do Estado de Pernambuco e a Prefeitura de Camaragibe.
As ações direcionadas aos jovens contribuem na área de apoio à aprendizagem, possibilitando o acesso ao mundo do trabalho. Nos últimos anos, por meio de parceria com várias empresas e instituições formadoras, 239 jovens foram inseridos em vagas de aprendizagem.