Em parceria com a Enel Brasil, nos últimos três meses, equipes da AVSI Brasil realizaram visitas às famílias que vivem em áreas rurais dos municípios de Cavalcante e Minaçu, no estado de Goiás, que esperaram por muitos anos a chegada da eletricidade na região. Os beneficiários fazem parte de famílias quilombolas, da comunidade Kalunga.
Foram realizados pesquisas e levantamentos para entender a atual situação dos moradores e, assim, calcular o impacto social atingido com a chegada da energia elétrica.
“Passamos por algumas propriedades com pequenas criações de gado. Os criadores informam que esperam há muito tempo a chegada da energia. A maior frustação deles hoje por não ter energia é não poder conservar os animais quando vão para o abate. Tem que esperar oportunamente ter um freezer pequeno para guardar a carne e assim poder vender. Fica a ressalva de muitos produtores locais que com a energia a renda seria melhor e isso viria a trazer melhor qualidade de vida”, relata o analista de projetos da AVSI Brasil, Caio Stefano.
O trabalho realizado é importante para identificar a vulnerabilidade social das famílias, devido à falta de recursos financeiros, saneamento básico e acesso à educação. Além disso, também foram levantados e reportados à Enel as condições geográficas da região, pois as comunidades ficam localizadas em ambientes de difícil acesso, com estradas de chão e cascalho, em regiões de serras e mata fechada.
Confira o vídeo da ação: https://www.youtube.com/watch?v=kEF-DBIVpdM
Essa iniciativa da Enel, em parceria com a AVSI Brasil, está alinhada com a Agenda 2030 da ONU e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente com o ODS 7, que visa assegurar o acesso à energia elétrica de modo confiável, sustentável, moderno e a preço acessível.