Na APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) Feminina de Frutal, em Minas Gerais, foi realizada uma cerimônia especial para a conclusão do percurso formativo do Projeto Libélula, em agosto. As 24 mulheres em situação de privação de liberdade foram certificadas após a conclusão de um curso de costura, com formação técnica e humana. A cerimônia contou com a presença de autoridades locais, representantes das APACs e membros da AVSI Brasil, destacando um marco importante no processo de ressocialização das participantes.
O curso abordou a confecção de uniformes hospitalares, com o objetivo de aprofundar o conhecimento das técnicas de confecção e abrir portas para a geração de renda após a conclusão da pena.
A cerimônia de formatura representa um passo significativo na trajetória das mulheres participantes, proporcionando um sentido de pertencimento e propósito. “A AVSI Brasil continua se dedicando ao fortalecimento de iniciativas que promovem a dignidade e o potencial das pessoas privadas de liberdade, contribuindo para um futuro mais justo e inclusivo”, enfatiza Gabriela Consolaro, gerente do Projeto Libélula.
Desde 2011, a AVSI Brasil tem apoiado as APACs em diversas frentes, e este evento sublinha a relevância da formação profissional como ferramenta essencial para a ressocialização.
Projeto Libélula
Inserido no eixo “justiça e prevenção da violência”, o projeto busca ampliar as ferramentas de capacitação para mulheres em situação de privação de liberdade, contribuindo para a ressocialização e redução da superlotação carcerária.
A iniciativa fortalece o compromisso da AVSI Brasil com as beneficiárias e consolida parcerias com instituições como a Fraternidade Brasileira de Assistência ao Condenado (FBAC), APACs Femininas de Belo Horizonte, Governador Valadares, Itaúna, Rio Piracicaba e Frutal (MG) para promover os direitos humanos das pessoas privadas de liberdade no Brasil.