O projeto social “Notas e Vozes”, recentemente aprovado pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Lei Rouanet), foi publicado no Diário Oficial da União em 11 de julho de 2024 e agora está apto a captar recursos via dedução de Imposto de Renda. A iniciativa é fruto de quase dois anos de diálogo entre a AVSI Brasil, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a Escola Cívica Claudio Abbado, com apoio do Município de Milão, na Itália.
Com duração de um ano, o projeto tem como objetivo disseminar a cultura, a arte e a educação musical entre crianças, jovens e adultos de 6 a 29 anos no município do Rio de Janeiro (RJ). Serão formadas uma orquestra juvenil e núcleos corais, além da criação de uma composição inédita, que será apresentada no Theatro Municipal ao final do projeto. Durante uma semana, os participantes terão acesso a atividades didáticas, incluindo seminários, palestras, workshops e masterclasses ministrados por profissionais da Escola Cívica Claudio Abbado.
Suray Soren, coordenadora artística e violinista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, destacou a oportunidade de imersão cultural que o projeto proporciona: “É um diferencial para a vida dos alunos. Não apenas a parte social, de estar cantando e tocando junto com crianças, mas também estar aprendendo sobre a cultura italiana, país que é o berço da música”.
Frederico de Assis, diretor artístico e barítono, reforçou o impacto da participação do Theatro Municipal é significativo para os alunos. “A participação do Theatro neste projeto tem um peso enorme, pois seria como se o ápice da arte brasileira estivesse ali próximo, mostrando que com estudo e dedicação, todos podem ter acesso a esse tão sonhado palco”.
Fernanda Schleder, diretora artística, também comentou sobre o poder transformador da música: “A criança é um quadro em branco. Quando a gente mostra a oportunidade de música, estimulamos a vontade deles de conhecer e de poder ser musicista, cantora e artista. A música salva e recupera vidas”.
Com a direção geral da AVSI Brasil, a equipe artística da iniciativa inclui parceiros como a Escola Cívica Claudio Abbado, Júlia Requião na direção de produção, Suray Soren como coordenadora artística, Fernanda Schleder como diretora artística, Frederico de Assis na direção artística, e Marcelo Marques, responsável pela cenografia e figurino.
No projeto Notas e Vozes, tem com objetivos:
- Possibilitar a descoberta de talentos e o estímulo de vocações musicais, tanto para a música clássica quanto erudita;
- Impactar familiares, professores, demais membros das comunidades ao redor das escolas participantes e alunos de escolas públicas;
- Desenvolver integralmente os alunos, abrangendo aspectos cognitivos, emocionais, sociais e físicos;
- Promover o acesso a técnicas musicais, fortalecer talentos, incentivando o canto, canto coral, prática orquestral, tanto erudita quanto popular, entre jovens alunos da rede pública;
- Facilitar o acesso a música e à cultura para diferentes públicos, conectando a comunidade ao redor dos alunos participantes, através de atividades musicais nas escolas envolvidas no projeto;
- Oferecer atividades formativas para monitores e alunos de música, atuando em frentes e equipes criativas, capacitando novos profissionais e proporcionando um portfólio e experiência profissional.