Anuncio

Projeto proporciona lazer e cultura

Evento promovido com apoio do programa Árvore da Vida mobiliza moradores a cuidar bem do bairro

A edição 2015 do Olha Praça que aconteceu nos dias 30 e 31 foi marcada por música, brincadeiras e informação. O evento que tem o objetivo de mobilizar moradores a cuidar bem das ruas, praças e equipamentos públicos é uma ação da Rede de Desenvolvimento Social do Teresópolis (RDST), criada em 2006, como resultado das ações do Árvore da Vida, programa de responsabilidade social da FIAT Automóveis, realizado em parceria com a AVSI Brasil.

Na manhã do último sábado (30), cama elástica, pula pula, escorregador, mesas de jogos, algodão doce e pipoca fizeram a alegria das crianças, que estiveram na Praça das Obras do PAC, na Vila Recreio em Betim (MG), onde o OlhaPraça realizou diversas atividades gratuitas para moradores do Complexo do Jardim Teresópolis.

No palco principal do evento, o público assistiu apresentações de dança, música e teatro. Entre as atrações estavam a Percussão do Programa Árvore da Vida, jovens beneficiários do Fica Vivo, programa do governo estadual de Minas Gerais de prevenção à criminalidade, que fizeram apresentação de axé funk e duas bandas locais – Meninas de Chico e Novo Céu.

“Esse tipo de iniciativa ajuda a trazer mais lazer para o bairro e a conscientizar as pessoas a cuidar do lugar onde moram”, comentou a educadora infantil e moradora da Vila Recreio, Roseli Ferreira Resende, que participou pela primeira vez do OlhaPraça e aprovou a iniciativa.

Cartazes com informações sobre a preservação da água e do meio ambiente, além de cuidados com a dengue foram espalhados pelo local para informar a população. O OlhaPraça 2015 ainda teve exposição de fotos de mulheres trabalhadoras e plantio de mudas de árvores.

Ana Paula Neres, presidente da Associação Saber do Viver, instituição integrante da RDST, fez um balanço positivo do evento. “O OlhaPraça é uma prova de que boas ações podem acontecer, basta querer”, afirmou a presidente.

Acesso à leitura

Pelo segundo ano consecutivo no OlhaPraça o projeto Trilhas da Leitura, criado com o objetivo de difundir e ampliar a leitura, marcou presença e levou cerca de 1.500 livros didáticos e de literatura para o uso gratuito da comunidade.

“Participar de um evento como esse ajuda a aproximar um projeto que nasceu em Contagem (na região metropolitana de Belo Horizonte), de outras cidades, levando a leitura para mais pessoas”, destaca Ricardo Carvalho, conhecido como Cadinho, idealizador do Trilhas da Leitura.

Complexo Esportivo do Jardim Teresópolis

No domingo, 31 de maio, as atividades abertas à comunidade ocorreram no Complexo Esportivo Ricardo Medioli. A programação contou com um encontro de capoeira, com batizado e troca de cordas, e a apresentação do espetáculo “Dos trilhos ao futuro”.

O espetáculo é resultado do Projeto Trilhos Culturais, realizado pela VLI, que capacitou 25 alunos da Escola Municipal Aristides José da Silva em teatro, fotografia e música.