Através de uma parceria com a UNICEF, desde 2019 a AVSI Brasil desenvolve atividades visando a proteção de crianças e adolescentes que chegam desacompanhados pelas fronteiras com a Venezuela. O projeto de Proteção Integral de Crianças e Adolescentes Separados e Desacompanhados (UASC), desenvolvido em Boa Vista e Pacaraima, atua com uma equipe multidisciplinar que apoia crianças e adolescentes desde a regularização migratória até a reunificação familiar.
Foi o caso de Johainys Camila, de 09 anos, que não via a mãe, Diosasman, há dois anos, desde que ela tinha saído da Venezuela para o Brasil em busca de melhor qualidade de vida. Johainys ficou no país de origem com a avó, mas após a mãe ter sido interiorizada para o interior de São Paulo, elas resolveram vir para o Brasil encontrar a mãe.
“Sem documentos e sem recursos financeiros, elas não puderam seguir viagem. Então, atuamos junto com a Policia Federal e a Defensoria Pública da União para documentar a criança e ainda vaciná-la”, conta Fabiana Jorge, gerente do projeto. Assim, em parceria com a Organização Internacional para Migrações (OIM), em 21 de janeiro, Johainys encontrou com sua mãe. “Foi um encontro emocionante, que comoveu não só a família, mas toda a equipe envolvida”, completa a gerente.
Outro caso foi o de José Miguel, de 17 anos, que estava separado de sua família, desde que chegou ao Brasil. Há 7 meses morando no abrigo masculino em Boa Vista, não via o pai José Gregório, que trabalha como soldador em Jardim Colorado, interior de São Paulo. Como Diosasman, Gregório veio para o Brasil há dois anos, buscando melhores condições de vida para a família. Com saudades, José Miguel veio ao Brasil procurando pelo pai, e ficou residindo no abrigo até que o pai conseguisse recebe-lo. O encontro aconteceu dia 17 de janeiro, quando a equipe AVSI comprou as passagens para o adolescente e o acompanhou na sua despedida de Boa Vista.
O projeto
O projeto de Proteção Integral de Crianças e Adolescentes Separados e Desacompanhados (UASC) presta atendimento a crianças desacompanhadas, separadas ou indocumentadas nos Postos de Triagem, Área de Proteção e Cuidados e Abrigo Masculino de Roraima. Setorizados por cidades: Boa Vista (PTRIG Boa Vista, Instituição de Acolhimento Masculina e Abrigo São Vicente, sede da AVSI Brasil), Pacaraima-RR (PTRIG Pacaraima).